10 Dicas para decorar sala de estar e jantar (tapetes, quadros…)


A sala de estar e jantar, principalmente quando são integradas, é o local maior convívio social e por conta disso precisa ser um local aconchegante, espaçoso e tranquilo para que você e sua família e/ou seus amigos se sentirem bem.


Separei 10 dicas ótimas para decorar sala de estar e jantar de uma maneira geral que irão dar uma boa “luz” na hora de ambientar seu espaço.

Como usar tapetes na sala de estar e jantar?

No caso da sala de jantar , o tapete é opcional. Se for usar utilize um de fio baixo como um de sisal para facilitar a limpeza, além disso é importante que o tapete seja maior do que a mesa com as cadeiras para que os pés fiquem sempre sobre ele.

Para as salas de estar, o ideal é que o tapete fique aproximadamente 30cm para baixo do sofá e poltronas. Tapetes são fundamentais nesse caso para dar aconchego e criar um espaço com unidade. Esse pode ser de pelo mais alto principalmente em salas de tv, pode também ser estampado ou como desejar.

01 Tapete para a sala de estar e jantar

Como distribuir quadros nas paredes?

Os quadros são ótimos para dar vida aquelas paredes que estão sem vida. Podem estar em forma de composição ou apenas uma obra como peça de destaque. Por não ocuparem espaço, ficam ótimos em corredores, sobre o sofá, aparadores e etc.

Se a ideia for trabalhar com composição, escolha uma forma geométrica e distribua os quadros no chão antes de colocá-los na parede. Deixe o espaçamento entre eles sempre igual em todos os lados para deixar o conjunto mais harmônico. Mas para ambientes mais descontraídos, mantenha o mesmo espaçamento mas faça formatos mais variados como na imagem abaixo.

02 Quadros na sala de estar e jantar

Como escolher as luminárias para a sala?

Se você quer um ambiente mais contemporâneo, peças mais retas são as ideais. Mas se gosta de um estilo mais clássico, abuse dos cristais. Na sala de jantar por exemplo, um belo pendente pode ficar ótimo sobre a mesa. Ele precisa estar entre 70cm e 80cm do tampo no caso de pendentes. Lustres maiores normalmente ficam próximos ao teto.

Já na sala de estar/tv, pense em uma iluminação para o dia a dia (um plafon, por exemplo) e uma iluminação para ver TV (como uma bela sanca suave). Utilize também dicróicas para destacar quadros e peças de arte. Seguindo essas orientações você terá todas as funcionalidades no mesmo espaço, deixando o ambiente lindo e mais agradável.

Se gostar da ideia, abajures e luminárias de piso deixam a sala mais aconchegante e podem ser usados na lateral do sofá. A imagem abaixo é um ótimo exemplo do que foi citado até aqui.

03 iluminacao da sala de estar e jantar abajur

Decorar sala com papel de parede

Os papéis de parede são excelentes para transformar uma parede. Eles podem ser usados em paredes grandes se tiverem uma estampa e cor mais leve, ou destacar o hall de entrada com uma super estampa. Ficam ótimos na parede do espelho do jantar, atrás do sofá ou até mesmo atrás da televisão.

Para quem gostar da ideia, eles podem destacar móveis também se forem aplicados em portas ou fundo de cristaleiras. Outra sugestão é usar acima ou abaixo de um roda meio para marcar bem as paredes. Se o papel não for muito marcado e você quiser ousar, o ambiente abaixo é um exemplo de papel aplicado em todas as paredes.

04 papel de parede listrado em toda a sala

Onde utilizar espelhos para decorar sala?

Os espelhos ficam particularmente ótimos no jantar para dar amplitude e até valorizar o lustre. Eles podem ser inteiros ou em partes facetas e ficará sempre lindo. Já na parte do estar é necessário cuidar um pouco para não atrapalhar o espaço ou ficar refletindo luz na TV. Prefira usá-lo nas paredes menores para dar maior sensação de amplitude.

Para usá-los na sala de estar, detalhes podem ser feitos em fundo de nichos ou prateleiras, frentes de móveis e até mesmo na mesa de centro. Na imagem abaixo, um espelho bronze foi usado no fundo do painel da TV.

05 espelhos na decoracao da sala de estar e jantar

Melhor cortina ou persiana para a sala

Se você possui grandes janelas, as cortinas ficam lindas. Mas no caso de pessoas alérgicas ou se você quer ter bloqueio total de luz, as persianas são mais indicadas. Existem modelos lindíssimos de persianas que podem deixar seu espaço super moderno e elegante, mas que poderão aumentar bastante o custo dependendo do modelo escolhido.

Sobre as cores, evite o branco se morar em um local com muito movimento de carros, pois a poluição suja com muita facilidade. Um tom creme também manterá o espaço clean e será mais prático.

Em grandes janelas você também poderá unir o uso de cortinas e persianas para decorar salas elegantes, como no caso abaixo.

06 como escolher persiana e cortina para sala

Como escolher o sofá, poltronas e pufes

É de extrema importância você se perguntar qual é a principal função da sua sala: receber pessoas, ficar confortável vendo televisão, deitar… Com isso você escolherá o melhor modelo para você, seja ele retrátil, macio, firme, com chaise, de canto e etc. O tecido é muito importante também, então se você tem gato ou cachorro, escolha um de fácil limpeza, que não puxe fio. Atualmente o suede e o animale são ótimas opções para o sofá.

Poltronas e pufes irão ajudar a aumentar a quantidade de assentos para que você possa receber mais pessoas.

Use almofadas coloridas e das cores das poltronas para compor o sofá e deixar o ambiente mais descontraído.

07 como escolher sofa para sala

Como escolher a mesa de jantar e cadeiras?

É bom que você analise o formato da sua sala antes de escolher o tamanho e formato da mesa que irá se enquadrar melhor. O material dependerá da decoração, por exemplo, tampos de vidro são mais leves, e pedem uma linda base de mesa; Mesas de madeiras são mais pesadas e pedem cadeiras mais simples.

Sobre a circulação, o ideal é que você deixe aproximadamente 80cm para o espaço da cadeira, ou seja, do tampo da mesa até a parede por exemplo. Essa é a medida ideal para que mesmo com alguém sentado, outra pessoa possa passar por trás  da cadeira.

Para escolher as cadeiras você terá sempre muitas opções, podendo elas serem um conjunto, serem todas diferentes ou colocar poltroninhas nas pontas e cadeiras sem braço nas laterais.

08 como escolher mesa e cadeiras jantar

Como escolher a mesa de centro e laterais?

A mesa de centro é um item que pode ser dispensado se você não tem espaço. Mas caso queira mesmo assim ter um apoio, você pode optar pelas mesas laterais.

A mesa de centro precisa combinar com o espaço, e é sempre legal que fique decorada com livros, revistas, plantinhas e até mesmo velas. Elas podem ser de madeira, vidro, espelho ou até mesmo um grande pufe que poderá servir de apoio para uma bandeja quando for servir algo.

A mesa lateral pode ser quadrada ou redonda, mas se for um local de passagem as redondas serão melhores para que ninguém se machuque em uma quina. Para decorá-las você poderá usar plantas, livros e luminárias.

09 escolher mesa de centro e lateral sala

Móveis sob medida, rack, aparador e etc…

Pense no que você precisa guardar nesse ambiente, como louças, papéis, álbuns de fotografias e etc. Aí sim é a hora de partir para o projeto de móveis planejados ou sob medida.

Para um móvel ajudar a decorar sala de jantar você poderá ter apenas um buffet com portas e gavetas com design diferenciado ou até mesmo uma linda cristaleira. Já no móvel de TV, gavetões são ótimos para guardar DVD’s, documentos e álbuns. É importante também lembrar de colocar nichos para todos os equipamentos ficarem bem organizados.

10 como escolher os moveis sob medida sala

Com as dicas que citamos você com certeza conseguirá decorar sala de estar ou jantar com todas as funcionalidades que esses espaços necessitarão, deixando seu espaço prático, elegante e bonito.

10 Dicas para decorar sala de estar e jantar (tapetes, quadros…)
4.83 (96.67%) 6 votes

No Responses

  1. Pingback: Ilumine e decore com abajures! - Decorar faz bem 28 de julho de 2016

Deixe um comentário