Decoração de atelier: 12 dicas para organizar e decorar


O Atelier para artesanato pode ter várias funções, pois não existe apenas um tipo de arte. Cada pessoa pode trabalhar com 1, 2 ou até 5 tipos de coisas diferentes como: crochê, patchwork, biscuit, tricô, E.V.A, feltro, MDF, gesso e muito mais! Por isso, pensar na organização e decoração de atelier é uma coisa especial e diferente para cada pessoa.

Eu mesma projetei o atelier da minha irmã que trabalha com costuras, biscuit e crochê/tricot, então a ideia é que o espaço fosse multifuncional, com local para 2 máquinas de costura, para computador, com armários para expor os produtos e para guardar tudo organizadinho. São muitos itens para se pensar, portanto vamos nos inspirar nas 12 dicas de atelier que separamos?

Dica 1: Analise o seu espaço

Analisar o seu espaço é uma das coisas mais importantes. É legal desenhar bem direitinho a planta do local e testar com papel manteiga as várias opções de layout possíveis caso você tenha um ambiente todo para esse fim. Outra opção é recortar quadradinhos do tamanho da mesa da máquina de costura, do armário para expor e dos itens que você deseja e ir testando onde cada coisa irá ficar melhor. Na imagem abaixo por exemplo, temos um super atelier, que foi distribuído em vários ambientes o local de guardar tecidos, linhas, costurar e etc…

Dica 2: Atelier pequeno em casa

Se você tem um cantinho pequeno para ser o seu espaço de arte, é bom pensar bem no que precisa ser guardado, e como fazer isso. Normalmente gaveteiros com rodízio são ótimos para organizar e poupar espaço. Muitas gavetinhas podem ser úteis para organizar linhas, pequenos tecidos, agulhas, formas ou o que você precisas. Prateleiras ou armários fechados na parte superior também são válidos para conseguir guardar mais coisas.

Dica 3: Setorize cada função do espaço

Como falamos na dica 1, organizar a área de trabalho de cada função é importante. Por exemplo, escolha uma mesa para manter os cortes, outra para a máquina de costura, um armário para guardar linhas e tecidos, gavetas e prateleiras para organizar tesouras, pincéis, agulhas e etc.

Dica 4: Placa na parede para organizar

Uma placa de eucatex pode ajudar a organizar muito. Ganchos, imãs, prateleiras, potinhos podem ficar guardados na placa bem arrumadinhos e deixar tudo visível e fácil de pegar. Escolha uma cor bonita e assim você já começa a trabalhar na decoração do espaço também.

Dica 05: Painel de madeira com ganchos ou prateleiras

Se você preferir também poderá projetar um painel para organizar fitas, tesouras, potes e caixinhas, basta colocar algumas prateleiras e ganchos e distribuir tudo de maneira que fique organizado e funcional.

Dica 6: Mini mesa com dois lados

Criar uma mini mesa com um lado para a máquina e outro para corte também é válido. Você poderá criar um pé com nichos para organizar seus tecidos e ter prateleiras e potes para guardar as coisinhas menores. Quem trabalha com feltro, e possui menos opções de cores pode usar um atelier nesse formato já que precisa de um pouco menos de espaço.

Dica 7: Nichos nas paredes

Nichos sempre nos ajudam a organizar. Nesse caso abaixo foram feitos nichos redondos com prateleiras dentro. Organizam e decoram os espaços de forma criativa e bonita.

Dica 8: Decorar com papel e tecidos

Como se trata de artesanato, nada melhor do que decorar com papéis e tecidos coloridos. Nesse caso, uma simples estante de nichos, pode receber “gavetas” de papelão forradas com papéis coloridos. Fica bonito, diferente e criativo!

Dica 9: Decorando as paredes do atelier

Criar um espaço aconchegante é importante no seu local de trabalho. Por isso decore as paredes com pranchetas, prateleiras, uma cor bonita e até mesmo uma luminária colorida como na foto abaixo, para inspirar a sua criatividade e manter as ideias organizadas.

Dica 10: Atelier escondido em cortinas ou portas

Quem tem um espaço para armário embutido pode sim criar seu espaço de arte nele e também pode aproveitar para colocar portas ou cortinas para evitar mostrar aquela bagunça inevitável. Além disso, caso você tenha crianças em casa, portas evitarão que elas se machuquem com os objetos cortantes.

Dica 11: Cantinho colorido e relax

Usar palavras que lhe inspiram e cores que você gosta é bem importante. Você precisa amar o seu atelier pois se for sua fonte de renda principal, você poderá ficar lá por muitas horas seguidas. Faça tudo do seu jeitinho, e se sentirá bem lá.

Dica 12: Boa iluminação

Ter uma boa iluminação é essencial! Você poderá ter pendentes e rasgos de luz como na imagem abaixo, ou em caso de mesas menores, uma boa luminária de mesa, ou até mesmo dicróicas na parte de baixo de um armário aéreo. Iluminação adequada lhe dará melhores resultados nos detalhes e seu trabalho ficará ainda mais incrível!

Espero que tenham gostado das dicas para organizar e decorar atelier, e que elas possam tornar o seu trabalho mais agradável, organizado e bonito! BOAS ARTES!

Gostou? Avalie!

Deixe um comentário