25 ideias para usar sofá de canto e dicas para escolher e decorar


Sofás de canto usados da forma certa podem deixar o ambiente super aconchegante, moderno e elegante, porém é necessário escolher o melhor formato, tecido e tamanho ideal para a sua sala. Atualmente esse tipo de estofado tem sido cada vez mais usados até mesmo em salas pequenas para haver mais aproveitamento do espaço e por ser uma boa maneira de acolher mais visitas confortavelmente.


Considerando isso, fizemos esse artigo com dicas, ideias e sugestões para usar sofá de canto em salas pequenas e grandes.

Dicas para escolher o melhor sofá de canto

Como dito anteriormente, é necessário prestar atenção em alguns detalhes na hora de escolher seu estofado, e esses detalhes vão desde a escolha do tecido, ao tamanho e modelo.

Tamanho e quantidade de lugares do sofá:

Para definir isso é muito importante você medir a sua sala ou verificar na planta o espaço que você tem. Primeiramente é importante ter duas paredes livres ou considerar que em um dos lados você precisa de um aparador ou algo do tipo como na imagem abaixo, onde tem um aparador na parte menor do sofá e a outra está encostada na parede.

sala pequena com sofa de canto e aparador

Quanto a quantidade de lugares, pense nas pessoas que moram com você e quantas pessoas recebe frequentemente. Analisando isso um sofá desse porte entraria na sua casa? Caso contrário, prefira um estofado um pouco menor pois ficará mais harmônico com mais espaço para circulação e coloque pufes e poltronas extras. O tamanho deve levar exatamente isso em consideração, as quantidades de assentos, circulação e o local que ele poderá ocupar na sala.

Como escolher o melhor tecido para o sofá?

Trocar o estofamento não é algo que se troque sempre, pois é caro e quem pode ficar tanto tempo sem o sofá da sala, não é? Por isso prefira tecidos impermeabilizados e fáceis de limpar. Atualmente os suedes e animale são tecidos com lindas cores e muito usados nos estofados. Pense também na densidade das almofadas, se agrada a você e sua família, já que algumas pessoas gostam de sentar e se sentir aconchegado pelo sofá e outras pessoas preferem a firmeza para manter a postura, então analise bem esses fatos.

Como decorar a sala com sofá de canto?

Decorar pode parecer fácil, mas não é, e muitas pessoas tem dúvidas quanto as cores, colocação de tapetes, almofadas, mesa de centro e etc. Por isso vamos tirar algumas dúvidas:

Tapetes:

Em sofás de canto muito grande os tapetes podem sim entrar embaixo do sofá, passando nas laterais, ou ficar totalmente no meio sem passar muito dos braços. Evite colocar o tapete menor embaixo do estofado pois assim ficará estranho. Veja abaixo dois exemplos de como usar tapetes com sofá de canto. Na primeira imagem o tapete passa dos dois lados como comentamos, e na segunda está totalmente centralizado.

sofa de canto grande com tapete passando dos lados

tapete centralizado no sofa de canto

Almofadas:

Almofadas grandes e fofas são ótimas para decorar e se aconchegar, mas pense nas cores delas para que algumas tenham um tom próximo ao do sofá e outras sejam mais coloridas, estampadas e etc (ou um sofá de base neutra também ficará lindo com muitas almofadas coloridas como a imagem abaixo). É legal que as almofadas tenham mais de 40x40cm, mas não é uma regra. Quanto maior o sofá, mais bonito ficará se elas forem grandes.

Sala de estar com sofa de canto e tapete

Mesa de centro/pufes:

Se houver espaço você pode colocar uma grande mesa de centro na sua sala, porém quando não temos muita circulação uma boa opção são pufes que serão práticos para receber mais visitas ou apoiar os pés, uma bandeja, etc. Olhem que lindo fica a sala com mesa de centro redonda que é totalmente diferente do esperado, ou com pufes

sala de estar com mesa de centro redonda e sofa de canto

sala de com sofa de canto e pufe no centro

Mantas e capas:

Mantas ajudam a decorar e também a manter o sofá mais limpo quando temos animais de estimação dentro de casa ou crianças pequenas. Veja abaixo ideias de como usa-las e deixar o ambiente harmônico e aconchegante. Se você  gosta de sofás brancos, uma capa de sarja irá ficar chique e elegante.

sofa de canto com manta para decorar

sofa de canto com capa branca

Cores:

Sofás de canto também podem ser coloridos e se tornar o charme da sala. Pense em uma cor que você ama e que tem certeza que não irá enjoar, além de pensar na probabilidade de sujar (nesse caso, cores escuras funcionam melhor). Veja ideias de como ter um sofá de canto grande e colorido.

sofa de canto azul claro decoracao clean

sala com sofa de canto azul

sofa de canto roxo decoracao sala

Como montar um sofá de canto:

Os sofás de canto podem ser comprados pronto ou modulados, além disso, se você quiser usar a criatividade, porque não criar um cantinho com futons igual as imagens abaixo? Em uma delas o uso foi feito com futons sobre pallets, fazendo o assento mais alto do que na outra ideia.

sofa de canto feito com futons cinza 2

sofa de canto feito com pallets e futons

Os modulados também são ótimas opções para quem quer deixar o sofá perfeito no cantinho dele, pois existem vários tamanhos de módulos que podem ser colocados para cada lado. Veja ideias abaixo:

sofa de canto modulos cinza

estar contemporaneo com sofa moderno de canto

sofa de canto sala neutra e cinza

sofa modular cinza na sala

sala pequena com sofa de canto e mesa de centro

Outras ideias para decorar a sala com sofá de canto:

sofa de canto sob medida com pallets e colchao

Modern Living Room Interior

sofa de canto marrom com amarelo decoracao

sala pequena com sofa de canto cinza

sala com sofa de canto bege grande

sofa de canto sala moderna colorida

sofa de canto grande com tapete passando dos lados

Gostou das dicas e ideias? Conte pra nós o que você está achando e nos de dicas de artigos que gostaria de ler!

25 ideias para usar sofá de canto e dicas para escolher e decorar
4.63 (92.5%) 8 votes

One Response

  1. Renan Yuki Melo 25 de julho de 2016

Deixe um comentário