38 ideias para closet: Como projetar, fotos e dicas


Ter um belo closet é o sonho de muita gente, não é mesmo? E se você tem esse espaço ou irá projetar um closet para um cliente, precisa pensar em vários aspectos para que esse ambiente fique funcional, bonito e prático. Por isso separamos 38 ideias para closets, com fotos de inspiração e dicas para organização.

Como projetar um closet?

Existem medidas a serem seguidas e que são ótimas para nos basearmos nas alturas de gavetas, prateleiras, cabides, maleiros, calceira e etc. Não existem medidas exatas, mas como falei anteriormente, são tipo um guia. O ideal é sempre medir nossas coisas para que não hajam erros (veja a altura dos casacos, ternos, sapatos, bolsas, vestidos…). Um exemplo dessas dimensões é essa imagem abaixo:

Além do dimensionamento, você precisa dividir bem o espaço para cada ocupante, por exemplo, lado de um x lado do outro. Para mulheres, é necessário pensar em nichos, gavetas e divisórias para os acessórios, maquiagem, cintos, cachecóis, bolsas, sapatos (não esquecer que existem sapatos altos, baixos, botas…) e etc. No caso dos homens, é necessário lembrar dos ternos, cintos, gravatas… No geral, também temos calças, casacos, camisas de pendurar, as de dobrar, roupas de academia, roupas íntimas, de praia, shorts e bermudas, malas, cobertores e mais algumas coisas que sempre temos que arranjar espaço.

Prateleiras retráteis para guardar sapatos

Pense bem na quantidade de gavetas e alturas que elas precisarão ter. Por exemplo, uma gaveta para bijuterias e maquiagem pode ter 10cm, mas uma gaveta para pijamas ou roupas dobradas, precisará ter aproximadamente 20cm.

Como guardar acessórios em gavetas

As prateleiras não podem ter muito espaçamento entre si pois a pilha de roupa ficará muito alta e assim ocorrerá aquela bagunça quando for pegar a roupa de baixo. Deixar aproximadamente 25cm para as roupas do dia a dia já pode ser suficiente.


A profundidade do armário também é um item importante. Quando se compra um armário pronto atualmente, eles tem vindo com 50cm, o que não é suficiente para cabides de madeira e ternos. Se forem portas de correr, deixe no mínimo 60cm. Caso sejam de abrir com dobradiça, pelo menos 55cm.

Closet organizado com roupas penduradas, gavetas e prateleiras

Uma boa iluminação também é importantíssima! Se você possui gesso, distribua bem a iluminação pelo closet e principalmente na frente do espelho. Caso não tenha, evite um plafon com luz branca. Que tal um trilho de luz super moderno? Fitas de LED nas prateleiras também darão um efeito incrível!

Não esqueça também que esse espaço precisa ter uma boa ventilação para que as roupas não fiquem com cheiro ruim nem mofem.

Fotos de closets e armários:

O design, cores e material do closet podem ser os mais diversos. Normalmente eles são brancos para que fique mais barato e mais claro, mas não é uma regra. Ele poderá ser cinza, amadeirado, preto, aramado e etc… Veja algumas inspirações e ideias para closet logo abaixo:

Closet simples e moderno

Closet com aramados e nichos

Closet pequeno e simples

Closet fechado com cortina

Closet com portas branco com lustre

Closet grande com penteadeira

Closet com portas de madeira venezianas

Closet colorido – cinza e verde

Closet grande com pufe no centro

Closet com penteadeira iluminada

Closet masculino e feminino com estilos diferentes

Closet masculino simples e moderno

Closet pequeno com piso colorido

Closet branco e clássico com lustre

Closet pequeno simples

Closet colorido com aramados

Closet pequeno feminino

Closet embutido infantil para meninas

Closet aberto simples

Closet masculino pequeno

Closet de luxo com poltronas

Closet feminino rosa e branco

Closet grande com cômoda no centro

Closet clássico com muitos sapatos

Closet alternativo e moderno

Closet feito de pallets

Closet masculino simples e moderno

Closet infantil com nichos coloridos

Closet masculino de madeira

Ideia de closet preto clássico

Closet contemporâneo com iluminação de fita de led

Closet iluminado com fita de led

Closet preto moderno com lustre

Espero que tenham gostado das ideias! Contem aí pra gente!

Deixe um comentário