Algumas formas de apresentar um projeto ao cliente


Durante a faculdade e com o meu trabalho fui desenvolvendo diversas formas de apresentação dos meus projetos. Foram algumas ideias diferentes que tive durante o tempo e que fui evoluindo.

PARA O PROJETO FINAL:

1- Minhas primeiras apresentações foram na faculdade. Eu ainda não mexia com softwares 3D e 2D (sketchup e autocad). Então fiz desenhos a mão de plantas baixas e vistas. Especifiquei tudo em forma de texto, encadernei e entreguei.

como apresentar projeto de interioers

2- Nos outros semestres eu já conseguia desenhar perspectivas a mão, então para entregar os projetos eu fazia todas as plantas com grafite ou nanquim e também fazia as perspectivas pintadas com flechas indicando algumas especificações. Coloquei todo o projeto em uma pasta com sacos plásticos e entreguei.

3- Nos outros semestres aprendi a mexer nos softwares, e voltei a encadernar para entregar os projetos na faculdade. Porém, como já tinha começado a trabalhar, para os clientes eu entregava folhas impressas com os 3D’s e plantas. Mas descobri que a impressão distorce muito (muito mesmo) a cor que vemos no computador.

4- Hoje, utilizo uma das ferramentas mais simples que existe para montar minhas apresentações. Coloco tudo em uma apresentação do power point e faço um PDF.  Envio para cliente e fica super fácil de ele enxergar o projeto como um todo. Coloco as plantas (sem escala) mas imprimo algumas com a escala correta. Adiciono a apresentação os 3D renderizados e puxo setas especificando as coisas. Fica claro e simples de entender.

PARA APRESENTAR APENAS IDEIAS:

Bom, a apresentação das ideias é bastante simples. Se não temos algo muito concreto para entregar, não é muito válido o projeto em 3D. É bem legal fazer alguns croquis, apresentar layout decorado, mostrar as cores na paleta de cores, alguns materiais que você pensa em utilizar.

Recortes de revistas e imagens da internet também ajudam um monte para mostrar ao cliente o que você pretende fazer no ambiente dele.


Pegue uma folha A3, coloque o layout decorado e puxe muitas setas com informações, colagens e detalhes. Mas tome cuidado para não poluir a folha. Se desejar uma folha maior, tudo bem, mas cuidado para não se atrapalhar e acabar confundindo seu cliente.

Algumas formas de apresentar um projeto ao cliente
4.67 (93.33%) 3 votes

Deixe um comentário