Dicas para escolher o berço do bebê e decorar


Quando o bebê nasce, a vida dos pais mudam e tudo se transforma em cuidado para o novo herdeiro. Uma das preocupações é ajeitar a casa e o dormitório para receber o neném com todo o amor e cuidado e o berço é uma das peças mais importantes no quartinho.

Mas como devo escolher o berço?

Alguns cuidados devem ser tomados. Primeiramente, verifique a segurança que ele proporciona e se ele possui o selo do Inmetro, que atualmente não é obrigatório mas muitos fabricantes se disponibilizam para fazer o teste. Apesar de queremos escolher o berço mais bonito, a segurança e resistência é o item mais importante.

O estrado deve ser regulável e possuir altura de 60cm acima do colchão, já o espaçamento entre os pauzinhos do berço deve ser de 6,5cm.

berco classico em quarto moderno de bebe

Normalmente o tamanho interno do berço é 70x130cm e externamente ele pode chegar a 80×150 ou mais. Mas uma opção para quem quer utilizar o móvel por mais tempo, é escolher os modelos que podem se transformar em cama para quando a criança crescer. Esse tipo de berço, como da imagem abaixo, também possui um trocador que também é retirado futuramente para que a cama fique em tamanho padrão 188×78.

Berco com cama auxiliar decoracao

Opte também pelo mesmo tom de cor utilizado no resto do dormitório. Se o quarto for todo branco com rosa, o berço também deverá ser branco e se desejar rosa em detalhes. (No caso de quem preferir ambientes mais neutros, mas se for da sua vontade, ouse mesmo!)

Onde devo deixar o berço no dormitório?

Não existe um local específico para colocar o berço, mas não o deixe perto da janela pois o bebê pode tentar pular quando ficar maior e também jogar coisas pela janela, como a mamadeira, brinquedos e etc.  Cuide também para ter uma boa circulação para que os pais possam pegar o bebê sem se bater na parede ou móvel.

E sobre os enfeites e mosquiteiros, como utilizar?

Esse é o assunto de maior polêmica, pois alguns dizem que é perigoso colocar protetores de berço pois pode causar asfixia no bebê. Além disso, quando a criança fica maior, ela pode usar o protetor como um degrau para pular do berço. Mas se optares mesmo assim por utilizar o protetor, prefira tecidos antialérgicos e sempre faça a devida higienização.

Sobre o mosquiteiro, ele é válido mas também devemos ter cuidado pois se estiver ao alcance da criança, ela pode se enrolar com ele. Além disso, ele sofre acúmulo de pó, assim como cortinas em excesso. Prefira utilizar telas do que mosquiteiros.

Imagens de berços de bebês:

Dicas para escolher o berço do bebê e decorar
4.6 (92%) 5 votes

One Response

  1. Luciane Zapparoli 11 de agosto de 2016

Deixe um comentário