Características do estilo Luís XV e o uso atual


O estilo de decoração e mobiliário Luís XV, desenvolveu-se na França entre 1730 e 1750-60, durante o reinado de Luís XV.  Esse estilo é caracterizado pelos seus tons pasteis e linhas fluídas e graciosas do Rococó. Algumas peças foram muito marcantes e são utilizadas até hoje em muitos ambientes contemporâneos, como suas cômodas (que muitas vezes são pintadas com laca para ficarem mais modernas) e as famosas cadeiras/poltronas Luís XV.


Para que vocês possam entender melhor, vou ilustrar e explicar bem por cima um pouco do assunto.

O que caracteriza o estilo Luis XV?

Considerado um dos estilos com mais impacto na história do mobiliário, o estilo Luis XV se caracteriza pela rigidez e austeridade das peças. E por essa grande importância, vira e mexe temos peças com esse design em decorações atuais.

Na época, os pés direitos reduziram-se e as cores pasteis e neutros foram ficando cada vez mais utilizados nos ambientes e a riqueza dos detalhes em cada peça é o item mais importante.

Alguns materiais que aparecem com freqüência no mobiliário são o mármore em tampos de mesas, diversos tipos de madeira com a nogueira e o carvalho e a lindíssima aplicação em bronze. São utilizados também pés cabriolet, uso de conchas, flores e folhagens como ornamento e ausência quase total do uso de linhas retas.

Ideias para usar o estilo Luis XV atualmente:

Para ilustrar um pouco e inspirar, separei algumas imagens muito legais que representam o Luis XV colocado nos dias atuais, com releituras, ou peças antigas em ambientes modernos.

Esse primeiro ambiente possui vários itens modernos misturados com alguns clássicos. Começando pelo sofá antigo com tons de dourado e cores neutras, que compôe com os painéis com molduras na cor pink (com traços antigos, mas cor atual). Além disso todos os outros itens são modernos, como a poltrona redona com metal, luminária…

Já essa cômoda é uma releitura, o estilo está no formato, detalhes e puxadores, mas o acabamento em laca alto brilho amarela não nos deixa negar que a peça pode ser usada em qualquer ambiente contemporâneo, sendo até mesmo um ponto de destaque pelo seu design e cor.

Já essa poltrona que possui todos os traços no seu formato de um estilo antigo, foi reformada, pintada de prata, além de receber um tecido metalizado prata, dando um estilo contemporâneo ao antigo.

Moveis antigos decoracao moderna luis xv

Esse outro ambiente é um grande exemplo do que eu estou falando, o ambiente todo moderno, com uma poltrona antiga em todo o seu estilo antigo, deixando a sala com mais classe e elegância.

Características do estilo Luís XV e o uso atual
4.5 (90%) 2 votes

Deixe um comentário