Como devo combinar o sofá e o tapete?


Devemos ter muito cuidado na escolha dessa peça, primeiramente porque seu custo não é considerado baixo para comprarmos qualquer um. Além disso o conforto e bem-estar do usuário está em jogo.

Como escolher o melhor sofá?

É importante pensar muito bem antes de comprar seu sofá. O ideal é que o espaço onde a peça será colocada seja analisado antes de qualquer coisa. Por exemplo: Sofá para sala de visitas pode ser elegante e com tecido mais leve, já o sofá para uma sala de TV precisa ser confortável, de fácil limpeza e resistente.

Para escolher o tamanho e formato do seu sofá, adeque-o primeiramente a sua planta baixa e na hora de comprar, leve o layout junto para não comprar um sofá pequeno ou grande demais.

Como escolher o melhor tapete?

O melhor tapete é aquele que consegue “linkar” toda a decoração do ambiente com ele. Para isso é necessário analisar a decoração, se ela for neutra, o sofá pode ser um pouco mais chamativo, se a decoração for chamativa e contrastante, prefira os tapetes mais neutros.

Além disso é necessário pensar onde o tapete será colocado. Por exemplo: Em uma área de grande tráfego utilize fios menores, já em locais onde poucas pessoas passam menos, é possível utilizar tapetes mais peludos, com o pelo mais alto.

Não compre qualquer tapete, o ideal é que ele fique no mínimo 30cm para baixo do tapete e para baixo de cada poltrona, cadeira ou outros móveis que irão compor o ambiente.

Como combinar o tapete e o sofá?

Se o sofá for neutro utilize um tapete mais marcante, mas cuide para que ele não “brigue” com o resto do ambiente. O ideal é que ele tenha tons aos outros utilizados. Tome cuidado para não deixar o ambiente muito caricato, muito colorido.

Se o sofá for colorido, utilize um tapete neutro e de preferência sem texturas, caso o sofá tenha alguma. Seria legal também algumas almofadas mais neutras para quebrar o colorido total do tapete.


Se quiseres utilizar um tapete com textura, o que é bom para andar descalço, busque um sofá de cor similar, mas não igual.

Essas combinações com certeza vão ajudar e vão deixar o ambiente com uma bela harmonia. Para quem quiser testar os conhecimentos, utilize o Simulador de sofá e tapete do Casa Abril.

Como devo combinar o sofá e o tapete?
4.67 (93.33%) 3 votes

Deixe um comentário