Design de Superfície em Poltronas


Como eu me perguntava alguns anos atrás quando eu entrei na faculdade: o que é Design de Superfície?

Muita gente também pode não sabe, mas Design de superfície é o ramo do design que projeta texturas bi e tridimensionais para diferentes superfícies com o objetivo de encontrar uma solução estética e funcional para os diferentes materiais, produtos e processos industriais.


Além disso, quem começar a pesquisar sobre o assunto vai entender o que vou falar agora: é um tema apaixonante, que encanta qualquer um que adora design e pode ser aplicado em qualquer lugar.

O estudo desse ramo do design pode ser aplicado nos mais diversos locais, seja em papel de parede, tecidos, adesivos, planos de fundo, canecas, detalhes em madeiras e tudo mais que você puder imaginar, a utilização é completamente infinita!

Mas hoje decidi dedicar a minha pesquisa em poltronas com design de superfície incríveis, super bem colocadas em ambientes dos mais diversos tipos.

A cadeira, ou poltrona Mademoiselle é uma das minhas paixões. Elas são muito versáteis devido aos tecidos disponíveis e ao material da base, que pode ser de madeira, preto, branco ou acrílico transparente. Os tecidos são lindos e elas dão charme em qualquer ambiente.

Poltrona de croche

Fonte: Altemburg

Para quem acha que não, o crochê também é uma forma de design de superfície, pois é necessário pensar no desenho que será feito, nas cores, a colocação de cada peça, e etc. Na referência acima, as cadeiras estão sendo usadas na mesa de jantar. Muito delicado e criativo.

Poltrona Egg xadrez

Fonte: Casa Abril

Nessa foto, a poltrona Egg está em um tecido muito clássico, o famoso xadrez, deixando o ambiente ainda mais elegante e bonito com cores sóbrias e alguns tons de azul. A Egg é muito utilizada também nas estampas do famoso Romero Britto.

No home office ou no escritório a utilização fica linda também. Nessa nossa referência, o ambiente ficou super delicado e feminino.

Para quem gosta de fugir do tradicional, da poltrona de amamentação branquinha ou bege, essa ideia é ótima. A poltrona do dormitório de bebê também pode ser estampada, pode ser floral, com estampa clássica, tudo vale, desde que combine com o quartinho.

Se quiser saber mais sobre o assunto, sugiro que conheça o trabalho da Renata Rubim. O trabalho dela é incrível e ela sabe tudo sobre o assunto.

Design de Superfície em Poltronas
4.67 (93.33%) 3 votes

One Response

  1. Marli oliveira 3 de março de 2014

Deixe um comentário