Dicas de como decorar uma sala de jantar


Assim como a sala de estar, a sala de jantar também deve ser propícia à união familiar e a reunião de amigos. Isso é ainda mais necessário nos dias de hoje, pois as pessoas correm tanto que acabam não tendo muito tempo para curtir a todos que amam. Aí entra o papel da sala de estar e de jantar, pois são nesses ambientes que o pessoal se reúne e aprecia alguns dos únicos momentos que têm juntos, o jantar e um tempinho de conversa na frente da TV.


Se você quiser saber como decorar a sala de estar também clique aqui.

sala de jantar moderna (7)

Claro que as casas de hoje em dia têm menos espaço, aí não dá pra colocar aqueles mesas de jantar lindíssimas e enormes, mas se isso não é possível, um lugarzinho para uma mesa de 4 pessoas com uma boa decoração. Já que esses cantinhos são tão importantes, aqui vão umas dicas para decorá-los:

Tapete:

Um tapete sob a mesa de jantar quase sempre cai bem, mas seria interessante que o tapete não fosse muito fofo para que não fique com marcas das cadeiras e da mesa. O ideal é que o tapete tenha 1 metro sobrando de cada lado da mesa, para que caibam as cadeiras e seja possível arrastar as mesmas sem que fiquem bambas.

Centro de mesa:

O arranjo da mesa deve ser mais ou menos proporcional ao tamanho dela e ao ambiente. Mas esse é um item que pode ser dispensado em diversas ocasiões. Se desejar usar, prefira manter o formato da mesa e/ou proporção. Por exemplo, se você tem uma mesa retangular, prefira um centro de mesa oval ou retangular no sentido da mesa.

Lustre/Luminária:

Esse item dá o brilho da sala. Deve ser escolhido com cuidado, e as devidas proporções devem ser respeitadas. Lustres de cristal são mais elegantes, cúpulas lisas são mais modernas, então pense bem no estilo que deseja dar ao seu ambiente.

Mesa de Jantar:

Diversos modelos estão disponíveis no mercado, basta saber escolher. Quando se tem um tapete lindo, é legal usar uma mesa de tampo de vidro para valorizar o tapete, mas se o tapete for simples, o tampo de vidro não é necessário. Pense com muita calma no tamanho da mesa para que ela não fique enorme ou pequena na sua sala.

Cadeiras:

Está super em alta usar cadeiras diferentes mas de um mesmo contexto ao redor da mesa. Se ela for retangular, é legal as cadeiras das pontas serem diferentes, tipo trono, se não houver cadeiras nas pontas, cadeiras diferentes também podem ser utilizadas com cuidado. As cadeiras devem seguir o estilo da decoração para que não destoem do resto do ambiente.

Quadros:

Quadros grandes ou vários pequenos ficam bem em paredes grandes. Mas se você tem uma parede menor, escolha 2 ou 3 quadros pequenos para compor ou um quadro de destaque para ser o foco das atenções.

Espelhos:

Como dão sensação de amplitude, e refletem tudo que está a sua frente, tome cuidado no local que irá colocar. Prefira usá-los sobre o buffet ou atrás da mesa para deixar o espaço mais elegante, dar sensação de amplitude e refletir o que for mais bonito, como o lustre.

Espero que as dicas tenham ajudado!

Dicas de como decorar uma sala de jantar
4.33 (86.67%) 3 votes

4 Comments

  1. Leni Maria Ferreira 24 de fevereiro de 2011
  2. admin 25 de fevereiro de 2011
  3. tarcilio dias serralheiro 14 de outubro de 2011
  4. Ilene 1 de novembro de 2012

Deixe um comentário