Dicas e inspirações para decorar estantes (enfeites, livros, quadros…)


As estantes são móveis que nos possibilitam guardar objetos mas ao mesmo tempo, decorar o espaço do qual elas fazem parte. Mas normalmente aquele monte de nichos ou prateleiras são uma incógnita que não sabemos como decorar. Por isso separei algumas dicas e inspirações para decorar estantes.

Como escolher a estante?

Antes de qualquer coisa, você precisa pensar na funcionalidade, em qual será o objetivo dela? Será para guardar coisas (papéis, álbuns de recordações, equipamentos, e etc), apenas para decorar, para ser uma divisória ou outro motivo. Com isso você saberá se ela precisa ou não ter partes fechadas, o melhor local para colocar, o tamanho que precisará e etc.

Outra pergunta que você deve se fazer é: irá comprar ela pronta ou mandar fazer? E assim você já começará a procurar ou pensar num design que tenha o seu estilo, seja ele clássico, moderno, contemporâneo, rústico, ou até mesmo sustentável.

Aqui estão algumas ideias de estantes nos mais variados modelos e estilos para você se inspirar no projeto:

06 estante retro verde na decoracao

05 estante de madeira nichos lateral tv

04 estante branca nichos assimetricos

01 estante reciclada com caixotes

02 estante moderna sob medida cinza decoracao

03 estante sob medida cinza nichos

O que colocar nas estantes para decorar?

Isso depende da particularidade de cada pessoa, mas algumas ideias de objetos e decorações para a estante são:

  • Livros: Coloque-os lado a lado ou empilhados. Livros são sempre bem vindos, e mostram as pessoas um pouco sobre o que você gosta, deixando sua estante com a sua cara.
  • Plantas: Vasinhos de plantas dão vida a casa. Podem ser até mesmo plantinhas artificiais caso você não tenha muito tempo de cuidar ou elas fiquem em um local que não pegue boa ventilação ou iluminação. Vasinhos pequenos podem ser colocados de 2 em 2 ou grupinhos iguais de 3 peças
  • Vasos: Vasos de tamanhos diferentes mas aparência parecida ficam ótimos em estantes. Pode ser um maior e outro menor no mesmo estilo.
  • Quadros e porta-retratos: Para deixar a casa com personalidade, nada melhor do que colocar fotos de você e pessoas ou lugares que gosta. Os porta retratos podem ser peças de destaque nas prateleiras, podendo ser colocado apenas um ou 2 grandes, ou um conjunto de molduras discretas.
  • Velas e objetos menores: Pequenos objetos ficam ótimos sobre livros e revistas, pois assim eles recebem mais volume e formam um conjunto decorativo.
  • Bandejas e caixas: Esses itens ajudam a organizar suas peças. Caixas ou baús podem ser usados para guardar fotos e papéis. Já as bandejas são ótimas para decorar com cristais, taças e até garrafas de bebida.

Dicas para transformar uma estante antiga:

Se você já possui um móvel que está precisando de cara nova, existem algumas medidas que podem ser tomadas para transformar a peça com economia, dando personalidade e vida a ela.

  1. Fazer uma pintura colorida para melhorar o visual da estante.
  2. Colar papel de parede, tecido ou até papel de presente no fundo para deixar a estante mais colorida e divertida.
  3. Aplicar espelhos na frente do móvel ou no fundo para deixar ele mais moderno
  4. Trocar as frentes por portas de vidros coloridos ou madeira com uma cor diferenciada.

07 estante pintada de amarelo reformar

08 estante com fundo de papel de parede

Estante com fundo de espelho nos nichos

10 Estante com portas coloridas e nichos decoracaoGostaram das dicas? Postem mais dicas para a gente e nos diga o que acharam do artigo!

Dicas e inspirações para decorar estantes (enfeites, livros, quadros…)
4.75 (95%) 4 votes

Deixe um comentário