Dicas para organizar a cozinha


É muito chato quando vamos cozinhar e não achamos os ingredientes ou utensílios que precisamos na nossa própria cozinha, não é? Pior ainda é ver aquele mesmo ingrediente vencido no armário porque você não o tinha encontrado na última vez.


Essas bagunças são normais que aconteçam, pois em locais de grande uso, é bem provável que alguma desorganização exista. Mas para diminuir isso, existem algumas dicas para organizar a cozinha. Veja outras dicas de organização e ideias para cozinhas pequenas.

Geladeira:

Limpar a geladeira é uma tarefa semanal (principalmente antes da chegada das compras), pois ela pode ser uma fonte de odores desagradáveis. Ela precisa ser revisada sempre para que não ocorra de ter alimentos estragados, como leite, sucos, frutas e maionese. Lave todas as frutas quando chegar do supermercado, e guarde as maduras na geladeira para que não estraguem.Já as verduras devem ser guardadas do jeito que chegaram do supermercado, também na geladeira.

Despensa:

Os armários não devem ser muito profundos para que seja possível visualizar todos os alimentos que ali estão, e esses devem estar organizados por grupos: sacos de arroz juntos, caixas de leites juntas… Coloque também tudo que tem a data de validade mais próxima na frente, para que seja consumido primeiro e assim, não houver desperdício de alimentos estragados. Quando fizer as compras sempre cheque a despensa antes para que não compre itens dispensáveis.

Armários:

Separe em armários diferentes o que é utilizado com frequência e o que não é, pois as coisas que você utiliza mais devem estar mais próximas e fáceis de pegar, essa parte do armário também deve ser limpada regularmente. As panelas mais usadas devem ser colocadas na frente das outras para evitar a bagunça na hora de pegar. Logo depois de usá-las, limpe-as e guarde-as. As panelas que estiverem arranhadas, estragadas ou com algo quebrado devem ser substituídas.

Sacos plásticos:

Por mais que se evite utilizar esse material, sempre temos vários em casas devido ao supermercado. Se usá-los para jogar lixo fora, uma boa forma de organizar é enrolar as sacolinhas, dar um “nó” e guardá-las em um puxa-saco ou uma gaveta.

Potes:

Os plásticos não são os ideais pois acumulam gordura, por isso, se possível utilize sempre os de vidro. Retire todos os potes do seu armário, verifique os que estão em boas condições e encontre as tampas referentes a cada um. Daí sim eles podem ser guardados.

Utensílios e talheres:

Os utensílios usados na preparação dos alimentos devem ser separados dos usados a mesa por questões higiênicas. Eles devem ser guardados em uma gaveta, de preferência, que fique localizada perto do fogão, para facilitar na hora de preparar as refeições.


Essas são as minhas dicas, se alguém tiver mais alguma escreva aí nos comentários para a gente saber!

Dicas para organizar a cozinha
4.5 (90%) 4 votes

2 Comments

  1. Mitia Assef 7 de março de 2010
  2. Agatha 8 de novembro de 2012

Deixe um comentário