Dicas para projeto de iluminação residencial + Curso

Um bom projeto de iluminação residencial faz toda a diferença na ambientação e conforto dos espaços. Quando bem feito, a iluminação irá valorizar os pontos altos da decoração, e ocultar suavemente o que não interessa ser mostrado.

Pode parecer simples fazer um projeto luminotécnico, mas não é, é necessário estudo e dedicação para entender bem o efeito de cada lâmpada, onde utilizá-la, assim como cada luminária. Isso, unido a um bom projeto de gesso deixará seu ambiente lindíssimo e aconchegante!

Por isso, separei algumas dicas para quem estiver projetando, ou quiser aprender um pouquinho mais sobre o assunto. Mas é importante lembrar que a pessoa que irá fazer o projeto precisa estar qualificada para que consiga melhores resultados.

Projeto de iluminacao curso de iluminacao online

Quais os tipos de lâmpadas mais usadas no projeto de iluminação?

Existem muitos tipos de lâmpadas que podem ser usadas, algumas delas são melhores para iluminação focada, outras geral, outras para pé-direito alto, ou apenas decorativas. Mas quase todas já possuem versões em LED, que apesar de serem pouco mais caras e terem a luz um pouco menos amarela, são muito mais econômicas, e acabam se pagando em poucos meses de uso.

Além disso, os LED não aquecem, por isso não temos aquela sensação quente quando estamos abaixo dela, diferente das halógenas. Alguns tipos de lâmpadas são:

  • Fluorescentes compactas e tubulares: Elas são muito usadas para iluminação geral, dentro de plafons. As tubulares são muito usadas em iluminação de cozinhas, ou até mesmo dentro de sancas quando elas precisam iluminar bastante.
  • Dicróicas: São usadas normalmente para focar e destacar objetos. O ângulo de iluminação normalmente é entre 20º e 60º por isso não alcança quando estiver muito longe do objeto.
  • Par20: A iluminação da Par 20 esquenta bastante, e por isso é recomendado a troca pela Par20 LED que possui um efeito bem parecido na hora da iluminação. O uso dela pode ser os mais variados possíveis, mas particularmente uso muito na iluminação do box do banheiro, sobre bancadas de estudo, corredores e etc.
  • Halógenas AR: Elas possui um facho de iluminação bem menor que todas as outras, variando de 4º a 24º e por isso consegue focar um objeto mesmo em maiores distâncias.
  • Fita de LED: Pode ser usada em sancas, abaixo de móveis, atrás de painéis, e onde mais a criatividade deixar. Ela possui baixo gasto energético, e muitas cores, podem ser branco quente, azul, amarelo, etc…
  • Cordão de iluminação: Mais simples que a anterior, e um pouco mais barato, o cordão de iluminação tem uma eficiência energética um pouco menor, possui uma luz mais fraca. É usada basicamente em sancas.

Qual são as cores (temperatura) das lâmpadas (LED/Fluorescente)?

Muita gente não se importa, ou não entende a temperatura das lâmpadas, mas é essa temperatura que faz o ambiente ficar mais ou menos aconchegante. Em áreas de trabalho como a cozinha e o escritório, por exemplo, é mais comum o uso de lâmpadas branco frio, já em áreas de lazer e descanso, como o quarto e sala, o branco quente é mais utilizado. Veja abaixo uma pequena demonstração:

Temperatura das lampadas

Fonte da imagem: Praxon

Tipos de luminária mais usadas nos projetos de iluminação residencial:

Muita gente quando pensa em luminárias, lembra das embutidas de dicróicas, as sancas, e os plafons, mas um bom projeto de iluminação também aproveita para usar luminárias menos comuns para valorizar outras coisas, e deixar o ambiente ainda mais aconchegante. Algumas dicas são:

Abajures: Não só do lado da cama, os abajures também ficam lindos na lateral de sofás, aparadores, mesa de escritório e etc.

01 sala de estar com abajur dicas de iluminacao

Arandelas: Elas podem ser colocadas para destacar uma parede, textura, na cabeceira, corredor, dos lados do espelho, etc.

02 arandelas projeto de iluminacao bebe

Fita de Led: Além de usar na sanca, as fitas podem ser usadas em cabeceiras, móveis, espelhos e etc, valorizando mais os ambientes.

04 fita de led para valorizar moveis

Balizadores: São usados normalmente em escadas para valorizar os degraus e deixar mais funcional. Mas também podem ser usados em corredores e outros lugares para destacar piso e paredes.

03 balizadores para iluminacao e decoracao

Curso de iluminação residencial online

Se a sua intenção é ir mais além, tenho uma dica para vocês! Existem cursos de iluminação online, que por um baixo investimento, irão lhe trazer muitos conhecimentos sobre o assunto. Um curso que eu recomendo é o de Projeto de iluminação da AM cursos online, que é super completo e com um baixo investimento irá proporcionar grandes conhecimentos sobre projetos de iluminação residencial. Vale a pena adquirir!

Veja o vídeo abaixo para saber um pouco mais:

No curso de iluminação você irá aprender sobre:

  • Conceito da luz
  • Luz e design
  • Influência Psíquica
  • Fundamentos da iluminação
  • Lâmpadas e luminárias
  • Efeitos luminotécnicos
  • Projeto luminotécnico

Gostaram do artigo? Espero que tenha ajudado vocês a entender um pouquinho mais sobre iluminação residencial! Se tiverem dúvidas ou sugestões, vou adorar responder os comentários de vocês!

botao-curso-online

Dicas para projeto de iluminação residencial + Curso
4.73 (94.55%) 11 votes

Deixe um comentário