Dicas para decorar com espelhos e ampliar os ambientes


Espelho é tudo de bom, né? Amplia, decora e deixa elegante qualquer ambiente, mas existem algumas “regrinhas” ou dicas para decorar com espelhos e usa-los da melhor maneira, decorando e ampliando os ambientes. Por isso o post de hoje é dedicado a eles!

Quais os tipos de espelhos existentes

tipos de espelhos na decoracao uso

Existem os espelhos comuns (de cristal), os fumês e os bronze. A borda deles pode ser facetada ou bisotada (é feito uma espécie de chanfrado para dar um acabamento tipo moldura delicada) ou lapidada (dá um acabamento nas bordas para que não fiquem cortantes).

Mas não é sempre necessário utilizar espelhos quadrados ou retangulares como costumamos ver, também existem as peças decorativas, como os espelhos venezianos igual esse abaixo. Ou redondos, ovais, ou seja, na forma que você desejar.

Eles podem ajudar a dar amplitude nos ambientes, desde que sejam grandes. Também é importante pensar o que ele irá refletir, por exemplo, você não gostaria que ele ficasse de frente para o vaso sanitário, não é? Ou que ficasse de frente para a porta da cozinha mostrando a louça por lavar?

Como usar espelhos no quarto?

O quarto é um lugar onde é realmente necessário usar os espelhos principalmente na hora em que vamos nos arrumar, porém se você tem um closet também poderá usá-los e deixar seu dormitório ainda mais bonito. Existe apenas uma coisa a ser evitada, segundo o Feng Shui, que é deixar o reflexo de frente para a sua cama. Veja algumas ideias lindas de como fazer uso dessa peça nos dormitórios.

Espelho na cabeceira

Usar espelhos na parte superior da cama dá muito charme a cabeceira. Além disso amplia e decora o ambiente. Esse é um espelho bronze.

01 Espelhos acima da cabeceira do casal decoracao chic

Espelho na cabeceira e portas do armário

Nesse quarto além de usar na parte superior da cama, ele também foi usado nas portas do armário. Se você não gosta muito de se ver, evite colocar em um dos locais.

02 espelhos na cabeceira e nos armários

Espelho na porta de correr ou painel

Nesse ambiente o uso do espelho foi limitado ao painel da TV, que pode ou não ser uma porta de correr. Podemos ver também que o criado mudo possui 3 gavetas no mesmo material.

espelho porta de correr

Espelhos nas laterais da cama/nos criados mudos

Nesse caso eles foram colocados nas laterais da cabeceira, auxiliando na ampliação do ambiente.

espelhos nas laterais da cama

Como usar espelhos na cozinha?

É realmente complicado esse tipo de utilização pois os espelhos sujam com muita facilidade, mas se você quiser muitooooo é possível usar em algumas portas de armários, ou uma faixa sobre a bancada, acima de algumas pastilhas ou do próprio espelho de granito.

Espelhos acima da bancada da cozinha

Nessa foto podemos ver o uso do espelho acima da bancada da cozinha, mas é legal colocar um espelho do mesmo granito para fazer um acabamento e evitar de molhar. Além disso, prefira não usar acima do fogão pois ele viverá sujo.

espelho acima da bancada da cozinha

Espelho nas basculantes e portas de armários

Para quem ama e quer muito usar os espelhos, as portas de armário são uma boa pedida.

espelhos na cozinha nas basculante

Como usar espelhos na sala de jantar?

São muitas as possibilidades de utilização nesse caso, podem ficar atrás da mesa de jantar, acima do buffet, encostados na mesa se ela estiver próxima a parede… Só é bom evitar colocar atrás das cadeiras se o espaço entre a mesa e parede ser pequeno.

Espelho sobre aparador no jantar:

No caso abaixo foi feito um mosaico de bisotê aplicados acima e abaixo do aparador. Fica diferente, moderno e elegante!

sala de jantar com espelho bisote sobre bancada

Espelho sobre bancos do canto alemão:

Já nesse caso abaixo, um canto alemão bem moderno foi feito com espelhos sobre os bancos, ampliando o ambiente e sem perigo das cadeiras baterem e quebrar.

espelho sobre bancos da mesa de canto alema

Como usar espelhos na sala de estar, TV e hall?

Existem poucas regras para esse caso, o melhor é evitar que as lâmpadas reflitam nos espelhos e atrapalhem a visualização da TV ou colocar em local que apareça fiação e etc. Eu gosto de usá-los perto do painel da TV, lateral de sofá, em uma parede grande do hall, em pequenos formatos fazendo um mosaico e etc.

Na lateral do painel da TV

Esses espelhos quando grandes ajudam a ampliar o ambiente, e ainda deixam o espaço muito elegante. Você também pode colocar prateleiras na frente deles e decorar com peças bonitas.

espelho nas laterais do painel decoracao com espelhos

Abaixo e acima do painel

Fica discreto, personalizado e são detalhes bem bonitos!

espelho embaixo e em cima tv

Na bancada americana

Achei uma graça essa ideia de usar os espelhos abaixo da bancada americana e manter o uso no móvel da TV. Ficou muito moderno e bonito!

espelho na bancada americana

Dicas para decorar com espelhos e ampliar os ambientes
4.75 (95%) 4 votes

Deixe um comentário