Dicas práticas para organizar a lavanderia pequena


A área de serviço (ou lavanderia) sempre acaba sendo aquele cantinho da bagunça por ser o local mais afastado do convívio na casa. Mas não precisa ser assim, com algumas dicas práticas você pode organizar sua lavanderia pequena sem muito stress e assim, facilitar o seu dia a dia otimizando o espaço de limpeza, roupas limpas ou sujas, e etc.

Layout do ambiente:

É legal que você pense na disposição do espaço, preferindo colocar a máquina de lavar roupas próxima ao tanque para que seja fácil transferir roupas molhadas sem molhar o chão. Além disso, pense no local para passar roupas, com local para abrir uma tábua ou até mesmo uma gaveta com tábua de passar retrátil.

Não esqueça de um local para apoiar as roupas passadas como uma prateleira e um cabide se houver espaço.

Secar roupas:

Para uma lavanderia pequena, prefira uma máquina lava e seca. Caso não seja possível ou você prefira o método tradicional de secagem, uma opção são varais de teto e de preferência próximos a janela para que a ventilação ajude a secar mais rápido.

Roupas sujas e limpas:

Existem algumas formas para você organizar as roupas, mas nada é mágico. Você pode optar ter tulhas ou cestos em cores diferentes para dividir os dois tipos de roupas. Sobre a lavagem, para que não sobre tudo para o mesmo dia, separe um dia para lavar cada tipo de roupa, como por exemplo: Segunda-feira lavar as toalhas; Terça-feira roupas de cama; Quarta-feira roupas brancas; Quinta-feira Roupas pretas e Sexta-feira roupas coloridas. Quando as roupas estiverem limpas e secas, já dobre e guarde o que for possível, e coloque em um cesto o que for necessário passar.

Passar roupas:

Além da tábua de passar dobrável que todo mundo conhece e é vendida até mesmo em supermercado, existem também tábuas sob medida que podem ser feitas em uma gaveta de mobiliário sob medida. Essa tábua é muito prática para o dia-a-dia e ótima para uma lavanderia pequena, mas se possível manter uma tábua comum, ela será válida para passar coisas maiores como lençóis ou roupas detalhadas como camisas.

:

Coisas pequenas como sacolas, prendedores de roupas podem ser guardadas em caixinhas. As sacolas por exemplo, ficam ótimas em caixinhas de lenço umedecidos e podem ser retiradas facilmente se bem organizadas.

Produtos de limpezas e acessórios:

Todo espaço é bem vindo, então fazer um móvel sob medida e embutir o tanque ajuda, ou fazer um armário grande para organizar os itens como baldes, produtos de limpeza, escovas, panos e etc. Já vassouras e rodos podem ser pendurados em ganchos na porta do armário ou em algum cantinho do ambiente.

Espero ter ajudado! Se alguém tiver mais uma dica de organização mande pra gente que acrescento no post!

Dicas práticas para organizar a lavanderia pequena
4.75 (95%) 4 votes

Deixe um comentário