Escadas do dia-a-dia

Data on dez 29, 2009 in Ergonomia | 3 Comentários

Por ser um elemento utilizado constantemente no cotidiano, nem todo mundo consegue identificar se as escadas foram ou não bem projetadas. Além da estética (que pode seguir diversos formatos, materiais e cores) existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora de fazer o projeto.
Como muito espaço é ocupado com a construção da escada, o “profissional” pode querer economizar espaço, e isso pode ocasionar em acidentes, pois a escada poderá ficar insegura ou fazer mal a saúde dos moradores e outras pessoas que nela subirão.

Existem dimensões específicas a serem seguidas, são elas:

-A largura mínima deve ser de 60cm
-A profundidade da pisada deve ser entre 27cm e 30cm
-O espelho, ou altura entre os degraus, deve ser entre 15,5cm e 19cm (se for maior ou menor pode se tornar muito cansativa)
-A distância entre os degraus e a cobertura deve ser de no mínimo 2m
-A inclinação em relação ao piso deve ser de 30° a 35, se for menos inclinada que isso será complicado para as crianças, gestantes e os idosos subirem.

Outras informações:

Corrimão: O corrimão é obrigatório em locais públicos, nas residencias ele é escolha do morador. Em casas com crianças ou idosos seria interessante o uso para que ele dê maior segurança. A altura do corrimão deve ser 90cm.

Formato: As escadas podem ser retas, ter formato de L, de U ou serem caracol. Elas devem ser escolhidas de acordo com o espaço disponível na peça. As retas podem se tornar um elemento muito cansativo em ambientes muito altos, nestes ficaria mais interessante as arredondadas ou de L e U. As de formato de L ou U tem um espaço grande sobrando em baixo que pode servir para “‘esconder” a porta do banheiro ou lavabo. As de estilo caracol, são ótimas para espaços pequenos, pois ocupam menos espaço, mas elas devem ter um diâmetro de no mínimo 1,50m.

Saúde: seguindo as dimensões dadas, a escada proporciona maior expectativa de vida aos moradores, pois com a subida e decida eles estarão se exercitando, diminuindo a gordura corporal e melhorando as condições físicas.

Materiais: Os mais diversos podem ser usados, como metal, madeira, concreto. O concreto por exemplo não pode ser poroso para o uso exterior porque se desmancharia mais facilmente. Com a madeira deve-se tomar um grande cuidado com o montador, pois são necessários encaixes perfeitos. Já as de metal são muito utilizadas nas escadas caracol. Os materiais muito lisos como porcelanato, mármore e granito polidos só podem ser usados com uma fita antiderrapante  nas suas extremidades.

3 Comentários

Join the conversation and post a comment.

  1. nayara

    Eu gostei da escada mais linda do mundo

  2. MARCOS

    GOSTEI MUITO DO MODELO DA ESCADA CLIMA RUSTICA, GOSTARIA DE FAZER UM ORÇAMENTO…

  3. elmasilvasantos

    Quero fazer uma escada assim

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>