Fita de LED na decoração – 30 fotos com dicas e ideia para usar fita de LED


Uma boa iluminação é essencial para deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. Existem muitas soluções para quem quer criar efeitos de luz diferentes, além de um plafon central, por exemplo, você pode destacar as paredes e objetos decorativos com spots, sancas, pendentes… Mas hoje falaremos especificamente sobre o uso da fita de led na decoração.


O que é fita de LED e como usar?

A fita de LED é uma fita flexível com vários pontos de LED, que pode ser usada tanto em sancas no gesso, como para destacar móveis, enfim, personalizar e decorar a sua casa com delicadeza e elegância.

O preço dessa fita é por metro ou por rolo, e varia de acordo com a cor e potência escolhida. Você pode encontrar o rolo de 5 metros de fita de led a partir de R$ 18,00 até R$ 150,00. Ela tem ótima durabilidade e não tem grande aumento no valor da conta de luz no final do mês.

Esse tipo de iluminação é usado como iluminação indireta. Por não ser tão forte, normalmente não deve ser usada como única fonte de luz, então combine-a com spots de led, plafon, pendentes, o que for melhor para o seu ambiente.

Modelos de fita de LED:

Como citamos anteriormente, existem vários modelos disponíveis no mercado. São eles:

  • Branco frio: O branco frio é aquela cor bem branca, as vezes levemente azulada. A luz se assemelha às lâmpadas fluorescentes.
  • Branco quente: Essa é a iluminação mais amarelada como as incandescentes. Fica ótima em quartos e espaços de lazer.
  • RGB: O RGB signifca Red-Green-Blue e faz vários tons diferentes de cores. É controlado por controle de forma ritmada ou fixando na cor escolhida.

Já a potência pode ser encontrada nas versões 2,4w, 4,8w e 7,2w. Quanto menor a potência, mais fraquinha é a luz, por isso prefira 2,4w para decorações bem delicadas e 7,2w para sancas. O 4,8w é o tipo mais usado na decoração de interiores e pode tanto ser usado em sancas como em decorações de móveis.

30 Ideias para usar fita de LED na decoração:

Agora vamos ver 30 ideias para usar fita de LED na decoração. Se desejar, veja também esse post com dicas para fazer o projeto de iluminação.

Fita de LED na sanca ou rasgos de luz

A sanca é o local mais clássico para se usar fita de LED. Antigamente usava-se fluorescentes tubulares, mas hoje as mangueiras de Luz e a fita de LED fazem esse papel muito bem. Veja alguns exemplos.

Sanca invertida e cortineiro iluminado

A sanca invertida é quando a iluminação fica para o lado da parede e não para o centro do ambiente. A forma de fazer é a mesma do cortineiro iluminado. Veja algumas ideias para usar esse tipo de luz decorativa.

Cabeceira iluminada com LED

A cabeceira é um dos locais que mais usamos fita de LED, pois fica uma iluminação aconchegante e delicada no dormitório. Você pode colocar em painéis de madeira, nichos decorativos, cabeceiras estofadas e etc.


Cristaleira iluminada com fita de LED

O uso da fita de LED nas cristaleiras tem sido cada vez mais frequente. O uso dessa iluminação no vidro das prateleiras fica muito bonito e moderno. Outra opção é usar ao redor do móvel como na imagem abaixo.

Estantes iluminadas com fita de LED

Em estantes as fitas podem ser usadas para destacar cada prateleira, valorizando o formato, ou a cor, papel de parede e acabamento do fundo do móvel.

Fita de LED no espelho

No caso de espelhos, a fita de LED é usada atrás valorizando o formato e iluminando. Pode ser usada no banheiro, sala e até mesmo em penteadeiras. Veja algumas ideias.

Iluminação embaixo dos armários da cozinha

A fita pode tanto ser usada embaixo dos aéreos para iluminar a bancada de trabalho, como abaixo do próprio balcão para dar aquela sensação de estar flutuando.

Fita de LED na TV

Nesse caso ela pode tanto ser aplicada atrás da TV como no painel. Esse tipo de iluminação vem sendo bastante usada na decoração de interiores.

Iluminação na escada

A iluminação na escada tem tanto um sentido estético como prático, já que serve para enxergarmos bem e nos dar mais segurança a noite. Existem balizadores que podem ser colocados na parede ou degraus, mas a fita de LED nos proporciona o uso em rodapé, lateral da escada e também iluminando o espelho de cada degrau.

Closet com fita de LED

Nos armários do closet a fita de led também traz praticidade e elegância. Veja que legal!

Gostaram das ideias que trouxemos com fita de LED? Como você pode ver, a fita de led na decoração nos traz muita sofisticação e pode ser usada nos mais diversos ambientes e locais!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.