Influência das Linhas nos ambientes


As linhas estão presentes no contorno dos objetos, como na forma da cortina, do sofá, dos quadros, adesivos, pinturas e até na padronagem dos tecidos. Essas linhas tem o poder de influenciar os ambientes e até o humor dos usuários do local. Sendo assim, deve-se saber reconhecer o impacto de cada linha para que possa se dar o efeito desejado, caracterizando bem o usuário sem exageros ou falta de curvas que o definem.

Cada tipo de linha determina um contexto, uma é mais masculina, a outra feminina, a outra dá sensação de movimento e algumas misturas trazem o equilíbrio. Bom, vamos às explicações dos principais tipos:


ambiente com linhas redondas

Linha Reta:

Essa é a mais forte, simples e firme, por isso dizem que é uma linha masculina. Ela pode ser horizontal, vertical ou inclinada. Apesar das 3 fazerem parte do mesmo tipo de linha, elas tem impactos diferentes nos ambientes. (farei um artigo explicando cada uma e com exemplos).

Linha Curva:

Sendo o contrário da última, essa é essencialmente feminina. Quando são predominantes em um local, sugerem que esse seja um local feminino, pois são graciosas e transmitem movimento.

Linha Mista:

Essa é a mistura da curva e da reta. Essa deve ser a mais usada nos ambientes porque transmite equilíbrio.

Linhas Convergentes:

Essas saem de muitos pontos, mas se encontram no mesmo local. Elas dão sensação de unidade, trazem ideia de movimento, graça e concentração. O maior exemplo disso é as cadeiras em torno da mesa de jantar.

Linhas Divergentes:

Essas são o contrário da anterior, pois partem de um ponto em comum e se espalham em todos os sentidos. Elas sugerem glória, poder e abundância.

Linha Quebrada:

Essas linhas devem ser usadas com cautela, pois assim podem dar ao ambiente sensação de alegria ou movimento. Se não, podem causar instabilidade e conflito no local.

Linhas Paralelas:

São tranquilas e agradáveis, mas se usadas em demasia deixam o ambiente monótono demais, o que não é uma boa coisa.
Obs: Os exemplos de cada reta virão no próximo post.

Espero ter ajudado.

4 Comments

  1. Stefani 25 de fevereiro de 2013
  2. Isabelle 22 de setembro de 2014
  3. Isabelle 22 de setembro de 2014
  4. Francielly ramos 22 de janeiro de 2015

Deixe um comentário