Melhores programas para renderizar no SketchUp: V-ray e Kerkytha


Atualmente a exigência vinda por parte de um cliente na apresentação de projeto é cada vez maior. Muitas vezes, apresentar um ambiente apenas no SketchUp sem nenhuma ferramenta de renderização ou com uma mal feita, pode diminuir a própria confiança do cliente no projeto ou deixá-lo em dúvida com relação aos acabamentos, sensações e etc.


Por isso, vou falar um pouco dos melhores programas para renderizar no sketchup, que na minha opinião são: V-ray e Kerkythea.

Imagem desenvolvida em SketchUp e renderizada pelo Kerkythea - Por Rita Corrassa

Imagem desenvolvida em SketchUp e renderizada pelo Kerkythea – Por Rita Corrassa

Muitos de vocês, assim como eu, devem achar que existem poucos renderizadores para o SketchUp, mas existem vários, sendo alguns pagos, outros gratuitos, entre outras diferenças e semelhanças! Então apesar de eu ter escolhido 2 para falar, é bom deixar claro que existem muitos outros muito bons também como o SU Podium V2, o Thea, o Indigo e muitos outros.

Como escolher o melhor renderizador?

Uma coisa é certa, cada pessoa tem as suas preferências e facilidades, e sendo assim o melhor programa será o que você melhor dominar. Além disso, caso você vá escolher sem nunca ter usado nenhum programa de render, teste os programas gratuitos, converse com outros profissionais e avalie o tempo que os arquivos demoram para renderizar no sketchup e o realismo que você precisa ou não ter nos projetos.

Por exemplo, quem possui muitos projetos, provavelmente uma ferramenta mais simples e rápida será o ideal, mesmo que não fique 100% real, já será o suficiente para o cliente olhar e entender o espaço. Mas se a sua ideia é vender imagens realistas, aí é melhor escolher uma ferramenta mais complexa, com um grau realístico maior.

V-Ray

Talvez o melhor e o mais conhecido dos renderizadores por arquitetos seja o V-ray. Ele é um plug-in que deve ser instalado no SketchUp e funcionará nele mesmo. Aí já começa a praticidade do programa.

Um dos poréns é que ele é uma ferramenta paga, no valor de $ 800,00, equivalente a aproximadamente R$ 2600,00. Por isso, é bom que você esteja seguro antes de comprar e utilizar.

Sobre as vantagens, V-ray possibilita que você crie efeitos de iluminação, aplique materiais realistas, grama, organize as cenas e muito mais. As imagens, se bem feitas, podem ficar muito realistas, e em muitos casos parecendo muito uma foto!

Durante o processo de organização dos materiais, você já pode pré-visualizar como eles ficarão antes de começar a renderização do arquivo. Para verem um pouquinho como funciona, segue abaixo um vídeo do Youtube com um passo a passo feito em um lavabo.

Kerkythea

Este é um programa gratuito onde também instalamos um plug-in no sketchUp, porém, diferente do anterior, depois exportamos para o Kerkythea e usamos o arquivo separadamente do Sket. Nesse arquivo importado, aplicamos os materiais de acordo com a nossa vontade, ou seja, tudo vem da mesma forma onde está no sketchUp, porém você pode aplicar separadamente reflexos, granulação para tapetes e vegetação, ajustar a iluminação (que deve ser colocada no arquivo inicial), transparência e etc.

É tudo muito simples, e o tempo que demora para renderizar no sketchUp não é muito grande se você possui um bom computador, caso contrário poderá demorar bastante sim. Além disso, nele você pode criar imagem do tamanho que desejar, desde as menores (renders rápidos) para o dia-a-dia, como maiores para uma impressão de foto e revista ou até mesmo um poster.

Segue abaixo o 1º de vários videos do Maurício Camargo do curso de Kerkythea. PS: Esse é o programa que eu utilizo no momento.

Tomara que eu tenha ajudado vocês a conhecerem um pouquinho desses programas que são muito bons e podem ajudar muito!

Melhores programas para renderizar no SketchUp: V-ray e Kerkytha
4.67 (93.33%) 3 votes

Deixe um comentário