O que é design de superfície?


Design de Superfície é a tradução de Surface Design, uma área do design que é realmente uma arte, pois é a partir disso que se criam as mais interessantes padronagens que encantam nossos olhos na área de interiores , sites, blogs, livros, CD’s, papéis de presente…

Design de superfície é o ramo do design que projeta texturas bi e tridimensionais para diferentes superfícies, procurando encontrar uma solução estética e funcional para os diferentes materiais, produtos e processos industriais. (Fonte: Wikipédia)

Como começar um projeto de design de superfície?

Um bom projeto precisa de um conceito, e para ter um bom conceito você tem que trabalhar em cima de um tema relacionado ao produto que receberá o desenho criado. Por exemplo: O seu projeto pode ser um papel de parede inspirado no universo feminino.

A partir daí, o ideal é que seja feita uma pesquisa de conceitos do tema, como coisas que mulheres gostam, façam e que fazem parte da vida delas, e claro, isso com muitas imagens. Deve-se sempre ter em mente como vai ser a impressão dessa padronagem, o material a ser usado e os locais que pretende que seja colocado, toda a parte técnica da execução.

Depois disso, olhando as imagens, desenhe muito, muito mesmo, até que encontre formas interessantes que possam ser unidas ou modificadas para que isso possa acontecer. Nessa hora use papel manteiga para ajudar a juntar os desenhos. Com certeza vai sair algo muito legal, mas se não sair, tente com outras imagens.

Na hora de escolher as cores, uma sugestão é montar uma paleta com cores retiradas de uma imagem das suas referências e teste diversas combinações.

Depois de ter um módulo pronto em um pedaço de papel, construa o rapport, ou seja, a repetição do desenho. Para quem não deseja fazer isso profissionalmente, esse é um tipo de trabalho ótimo para relaxar e criar peças de artesanato, como pratos decorativos, quadros, crochê, capas de caderno, scrapbook…

Para quem quiser conhecer mais sobre o assunto, sugiro que pesquise ou leia o livro da Renata Rubim. Uma das maiores artistas dessa área.

“Se tudo tem superfície e cor, então tudo o que temos a fazer é aperfeiçoar o tato e afeiçoar o olhar sobre elas.” Renata Rubim

Áreas de atuação de um designer de superfície:

Têxtil (estamparia, tecidos planos, malharia, rendas, tapeçaria, tecelagem), papelaria (papéis de parede, papéis de embrulho), cerâmica, vidros, materiais sintéticos e imagens digitais (sites,videos,games, etc.).

O que é design de superfície?
5 (100%) 3 votes

Deixe um comentário