Que a iluminação faz toda a diferença em qualquer ambiente de uma casa com certeza você já sabe, não é mesmo? Entretanto, será que isso acontece também com os jardins? É claro que isso. E é exatamente por isso que aqui será possível saber como deixar o seu jardim mais charmoso usando alguns tipos de iluminação diferentes.
Para ficar por dentro desse assunto que é tão falado nos dias de hoje, continue a leitura deste conteúdo até o final.
Como deixar seu jardim mais charmoso
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ser um arquiteto ou um paisagista para entender qual o melhor tipo de iluminação para o seu jardim em específico. Na verdade, basta ver com atenção os principais tipos que existem e escolher aquele que melhor se encaixa com o lugar que você destinou ao seu jardim.
É claro que ter uma noção mínima é importante para não errar durante essa escolha, certo? Sendo assim, veja a seguir alguns tipos de iluminação que podem deixar o seu jardim ainda mais charmoso.
Luz oculta no espelho d’água
Já ouviu falar em espelhos d’água, aqueles espaços reservados e preenchidos com pouca água? Então, eles podem fazer toda a diferença no seu jardim. E para deixá-los ainda mais belos nada melhor do que colocar luminárias que ficam sob a água. Assim o seu jardim ficará com um ar de modernidade.
Com refletores
As luzes são importantes para o jardim não apenas por questão estética, mas também para a fotossíntese das folhas. Sendo assim, uma boa escolha é colocar refletores para deixar o espaço bem iluminado e dar um destaque ainda maior para o espaço como um todo.
Luz direcionada para o jardim vertical
Tem um jardim vertical na sua casa? Então o ideal é colocar uma luz direcionada para esse espaço com o objetivo de tornar o jardim ainda mais vivo. Vale ressaltar que o jardim vertical é ótimo para proteger a estrutura dos muros e para dar um conforto acústico.
Iluminação colorida
Outro tipo de iluminação é a colorida, para dar ainda mais vida ao jardim. Nesse caso, dá para colocar lâmpadas suspensas em diferentes níveis e de diferentes cores. É claro que é preciso ter cuidado ao escolher as cores que serão utilizadas, afinal de contas você não deseja uma poluição visual, não é mesmo?
Marcando o caminho
A última dica de iluminação é colocar pequenos spots no chão para demarcar a área do jardim. Além de dar mais segurança, esse tipo de iluminação faz com que o espaço fique ainda mais belo e chame mais atenção. A quantidade de luzes fica a sua escolha, mas não precisa exagerar. Apenas é preciso que seja suficiente para demarcar a área desejada.
Levando todos esses tipos de iluminação em conta, agora com certeza você já sabe como deixar o seu jardim mais charmoso, certo? Dessa forma, não deixe de analisar o seu espaço em específico a fim de escolher qual é o melhor tipo de iluminação.
Acessa aqui mais dicas sobre decoração.