7 Dicas para projetar uma boa cozinha


Projetar uma boa cozinha nunca é uma tarefa tão fácil já que é nela que se concentram a enorme quantidade de equipamentos, eletrodomésticos e alimentos que precisamos guardar. O problema maior é que não podemos guardar de qualquer jeito, pois ninguém quer uma cozinha feia, que não seja funcional e ergonômica.


Como fazer um bom projeto de cozinha?

Aí chegamos a uma questão: E o que posso fazer para realizar um bom projeto?Pois é, cada pessoa tem o seu jeito, o seu gosto, sua personalidade, mas deve-se tomar cuidado para não utilizar algumas cores que lembrem sujeira ou podridão. Algumas pessoas remetem a cor roxa e a cor azul a isso e podem não gostar do efeito causado.Como projetar uma cozinha dicas

Avalie os locais corretos dos objetos

É importante que durante o projeto, você avalie como gosta de guardar cada um de seus equipamentos, panelas, alimentos, talheres e outros. Isso servirá para que tenhas o numero correto de gavetas, gavetões, portas, portas basculantes, tamanho correto de bancada.

Limpeza na cozinha

Além de analisar onde guardar cada coisa, faça também uma limpeza, retirando todos os objetos que não irá mais usar, substituindo ou consertando outros. Uma reciclagem sempre faz muito bem, no ambiente que for.

As cores no ambiente

Cores claras podem ajudar a dar uma sensação de amplitude na sua cozinha, afinal, ultimamente esses ambientes estão cada vez menores. Diminuíram junto com a vontade e o prazer das pessoas de ficar cozinhando todos os dias.

Organização

Existem soluções muito interessantes de organização no mercado, como lixeira, separador de talheres, aramados para garrafas e outros. Você pode procurar por elas em lojas especializadas ou consultar seu marceneiro ou projetista/arquiteto/designer.

Usar ou não usar vidro para decorar?

Algumas vezes, um móvel inspirado em cristaleira, com portas de vidro, são ótimos para expor porcelanas, coleções que você gosta de ter e louças que adora. Essa cristaleira pode receber iluminação com fita de led internamente para valorizar o que estiver exposto

Piso e tampo de fácil limpeza ajudam muito!

Certifique-se de o piso e o tampo escolhidos serão fáceis de limpar, de que não absorverão líquidos e outros produtos. É importante que o tampo não absorva muito para não manchar. Normalmente mármores (principalmente os mais claros) absorvem bastante.

– Veja mais: dicas para organizar a cozinha e como projetar móveis.

Claro que muitas outras dicas são bem vindas, se tiver alguma dica para compartilhar, pode deixa-la nos comentários logo abaixo.

6 comentários em “7 Dicas para projetar uma boa cozinha”

  1. Dicas maravilhosas as suas.Estou reformando a minha cozinha que era muito pequena e sem (DICA 1): iluminação/ventilação natural,mas já comprei a casa assim.Vou derrubar uma parede e ficara em formato de L,com 2 janelas e 1 porta de 2m de vidro saindo para o quintal. (DICA 2) UMa despensaaa,gente ,assim evita de colocar tantos armários na cozinha,deixando-os livres para expôr e guardar apenas suas louças ,etc.Afinal,aja armários para estocar matimentos!!!Espero que gostem das dicas!BJs

  2. Que bom que eu consegui te ajudar Nazaré!
    Isso que você está fazendo na sua cozinha com certeza trará uma grande melhora no teu dia-a-dia!
    Parabéns!

  3. olá Nazaré eu também estou tentando mudar minha cozinha o problema é que não sei como deixa-la bem funcional. Será que você não poderia mandar foto depois dela pronta, pois gostei muito do jeito que você vai deixar a sua cozinha. ficaria muito grata.

  4. Oi Gessica, cozinhas normalmente precisam se adaptar muito ao espaço! O ideal seria você contratar um designer ou ir até uma loja de planejados que irá poder encaixar tudo para você. Caso compre móveis prontos, o ideal é medir direitinho, e ir até uma loja que vende os módulos, o vendedor com certeza irá te ajudar!

  5. Pingback: Projetando Uma Cozinha Americana

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.