8 Dicas para começar a desenhar ambientes a mão livre


A minha vida toda eu gostei de desenhar, desde pequena sempre rabisquei muito, desenhava pessoas (não muito bem, assumo), roupas, casas. Aí, no primeiro semestre da faculdade eu fiz uma disciplina de desenho a mão livre e lá vi muita gente com dificuldades.

Acontece que todo mundo acha que não vai precisar desenhar nunca ou que desenhar é uma tarefa muito difícil, mas NÃO É! Veja também esse post com lindos croquis de interiores.


Como eu sempre gostei de desenhar, eu tive mais facilidades, o segredo para desenhar é começar a desenhar. Isso que eu falei parece meio óbvio, mas é verdade, só arriscando que você vai aprender. Pegue um papel, rabisque, risque, teste, pinte… É um ótimo incentivo, pois você vai ver que não é tão ruim assim.

Fonte: Portobello Shop

Dicas para desenhar a mão livre

1. Pegue uma folha grande e faça linhas retas (horizontais, verticais e diagonais) a mão livre, assim você treina o traço. Faça linhas contínuas, não pare “no meio do caminho” pois aí sim que elas não ficarão retas. Dica: Faça um ponto no início da linha e onde ela deve terminar, e olhe para o ponto do final para que ela fique mais alinhada.

2. Se não tem ideia de como começar um desenho, pegue papel manteiga, coloque sobre a imagem de um ambiente ou o que deseja desenhar e vá o desenhando (sim, eu fazia isso), treinando o traço, detalhes…

3. Quando passar da etapa número 2 (ou se pulá-la) desenhe coisas que você está vendo, como a sua cama, uma poltrona, uma árvore na rua. Essa dica pode parecer mais dificil, mas ela é mais rápida e você arrisca mais, testa movimentos e linhas diferentes.

4. Não tenha medo de mostrar seus desenhos. Faça-os e peça opinião de pessoas próximas a você para elas opinarem no que está bom e o que pode melhorar.

5. Quando pintar, pinte apenas alguns pontos do desenho (os mais significativos). Não pinte tudo, ou a imagem ficará muito poluída e difícil de se entender. Para que usar papel manteiga, uma ideia para pintar é usar as canetinhas Magic Color, são ótimas para colorir e podem ser usadas por trás da folha.

6. Quando começar a fazer desenhos com ponto de fuga, faça primeiro alguns cubos dentro dos ambientes e dentro deles você vai moldando, arredondando, dependendo do que irá desenhar.

7. Se não conseguires fazer traços mais ou menos retos (porque nunca ficam retos sem régua), utilize a régua no início, depois vá largando-a de mão.

8. Não importa onde você estiver, desenhe sempre, seja no ônibus, no telefone, no intervalo de uma reunião. Qualquer hora é hora (desde que nada esteja exigindo ao máximo a sua atenção, claro), mas rabiscos são bem vindos.

Espero ter ajudado! Comentem dizendo o que acharam das dicas! 😀

Receba Artigos E Dicas De Decoração Em Seu Email, Grátis!

Fique tranquilo. Não enviamos spam! 🙂

20 comentários em “8 Dicas para começar a desenhar ambientes a mão livre”

  1. ola ! gosto muuito de desenhos ,pois nao sei desenhar ,preciso de desenhos de banheiro ,sala .
    bom de alguns desenhos para a faculdade sera que poderia me ajudar …….
    obrigado .bety.

  2. muito obrigado por essas dicas
    me ajudou ,uito eu gosto muito de desenhar mas
    eu fico com vergonha dos meus desenhos
    sempre que eu faco uma os meus amigos achao bonito mais eu fico pensando que ele só estao falando isso para
    eu nao ficar magoado.

  3. Tu não pode ter vergonha dos teus desenhos, pois se tiveres não conseguirá criar muito. O importante é se livrar dessa vergonha para libertar teus desenhos. Daí sim, tu pode ser um grande desenhista

  4. nossa suas dicas irão me ajudar muito …
    eu desenho as minhas bonecas muito feias ( logico somente o rosto delas ,algumas roupas fica feias ).
    algumas roupas eu mesma que crio …

    bjs
    obrigado deus te abençoe

  5. Adorei as dicas. Pois eu estava sem inspiração, agora não paro mas de desenhar. Obrigadão mesmo.

  6. essas são ótimas dicas ano que vem vou começar a fazer curso de design de moveis e se vc pudesse aperfeiçoar essas dicas seria muito bom…..obrigada

  7. Sou estudante de design de interiores e não levo o menor jeito para desenhar e mesmo assim, jamais desisti da profissão. A maioria dos textos e vídeos que encontrei para aprender a desenhar eram sobre venda de curso. Não ligo para quem quer vender curso (Até porque cada um tem seu ganha pão e divulgação é essencial), mas eu perdi um tempão vendo vídeos e lendo textos que não eram claros sobre o objetivo do vídeo(venda) e você foi muito direto e simples! Adorei a ajuda! ♥

  8. Que bom que gostou das dicas!
    São dicas de quem sempre amou desenhar e sabe um pouco. Mas não se preocupe tanto com isso, claro que um desenho básico é legal saber, mas desenhos muito elaborados, vai ir do teu gosto mesmo. Hoje em dia os softwares fazem tudo.
    Abraço!

  9. Gostei muito das dicas, sou estudante de designe de interiores e preciso demais saber me expressar através dos desenhos. obrigada

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.