A arte de desenhar croqui de interiores e arquitetura


Desenhar croquis de arquitetura ou design de interiores é realmente um dom. São pouquíssimas pessoas que sabem fazer esse trabalho com perfeição. Porém é necessário muita prática, paciência e acima de tudo vontade de aprender e de conseguir.

Dessa forma tem como pessoas que não tenham esse dom tão apurado, fazer desenhos muito bons também. Vale a pena conferir o post dicas de como desenhar ambientes a mão livre para aprender mais.

Eu sempre tive paixão por desenhos a mão livre, sei me virar, mas não faço nada tão impressionante como os projetos que irei demonstrar nesse post para inspirar vocês e mostrar que é possível desenvolver esses croquis.

5 desenhos croquis de arquitetura e interiores

Croqui na loja O Boticário

Esse croqui na loja de perfumes O Boticário é realmente incrível. Fiquei completamente encantada com a perfeição dos detalhes com as pastilhas. Como podem ver, o ângulo da perspectiva está bem no canto da parede, o que faz com que o desenho se assemelhe mais com a imagem real da loja. Efeitos de luz e sombra também foram bem explorados.

croqui de interiores de loja

Croqui da Gabriela Bervian

Esse croqui da Gabriela Bervian é muito legal poder perceber que o desenho foi realmente feito a mão livre. Linhas que não são perfeitamente retas mostram que o desenho foi realizado sem a utilização de réguas, o que podemos dizer que é um verdadeiro croqui. Nesse croqui mostra uma sala na parte inferior e um mezanino com escritório, nos possibilitando ver o ambiente como um todo. Ficou lindo!

croqui de arquitetura mezanino

Croqui de arquitetura de interiores – Daniela Ferro

Eu adorei esse croqui do blog Croquis de arquitetura, da Daniela Ferro. O desenho dela ficou muito delicado e além disso muito detalhista. Quem quiser ver mais desenhos dela entrem no blog, lá tem quarto de casal, de menino, salas, lavabo…

Todos esses croquis são ótimos para mostrar para o cliente como ideia inicial ou final. Sendo uma ideia inicial, pode-se puxar setas e escrever os detalhes que devem chamar mais a atenção no seu projeto. Por exemplo, se você especificou uma luminária de design, você pode puxar a seta do desenho, colar a foto da luminária e fazer suas especificações. Além disso são verdadeiras obras de arte e podem até ficar em um quadro no ambiente depois de tudo pronto, não acham?


croqui de design de interiores quarto

Croqui de cozinha feito a mão

Por mais vantagens que os desenhos feitos em softwares tenham, é impossível negar o valor de um bom croqui de interiores. É o caso dessa cozinha, cheia de detalhes, cor e mostra o projeto como um todo muito bem.

croqui de interiores cozinha moderna

Perspectiva de dormitório de menino

Nesse croqui de dormitório do adolescente, você percebe que o ângulo aberto nos proporciona uma visão melhor dos móveis do quarto, assim como dos acessórios de decoração. Também podemos ver os efeitos dos spots de luz na janela e paredes.

Perspectiva de móvel feito a mão

Quem quer começar a fazer perspectivas e croquis a mão, pode começar trabalhando com réguas e desenhando móveis. Com o tempo você vai pegando o jeito da perspectiva e vai se arriscando em croquis a mão livre.

croqui feito com regua

9 comentários em “A arte de desenhar croqui de interiores e arquitetura”

  1. Sou formando em Design de Interiores e gostaria de receber alguma dica, curso ou material sobre como fazer croquis de interiores

  2. Oi Bianca, iremos preparar um post sobre o assunto! Croquis são lindos mesmo, e muito práticos para mostrar a ideia na hora. Obrigada por acompanhar o blog!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.