Aprenda como fazer uma horta no quintal da sua casa


Fazer uma horta no quintal da sua casa é uma das melhores atividades que você pode fazer, isso porque ela promove uma qualidade de vida melhor, além de lhe dar a experiência de colocar a mão na terra para plantar o seu próprio alimento orgânico.


No entanto, algumas pessoas que desejam fazer a sua própria horta orgânica não sabem como começar. Se esse também é o seu problema não se preocupe, nós do portal Construção e Design vamos te mostrar algumas dicas para começar a plantação dos primeiros temperos.

Dicas para fazer uma horta no quintal da sua casa

Fazer uma horta no quintal da sua casa é mais simples do que você pensa, ela pode ser feita com vasos ou se preferir, em garrafas pet recicladas. Além disso, a horta pode ser organizada de forma vertical para aproveitar melhor todo o espaço disponível no seu quintal.  Observe abaixo com fazer uma horta.

Escolha o local adequado

Para ter uma boa horta na sua casa, primeiramente é preciso escolher o local onde ela ficará. É necessário que esse local receba boa luz solar, se possível pelo menos de 5 a 6 horas por dia.

Além disso, ele precisa ser de fácil acesso e ser protegido contra o vento forte. Dependendo do tamanho do seu quintal, você pode usar uma tela de proteção para bloquear o excesso de sol.

Também não é adequado que o local seja de solo muito úmido, com o acúmulo de água em dias de chuva, por exemplo.

Localização do sol

Para fazer uma boa horta, é recomendado optar por um local que seja bem ensolarado para que as plantas possam crescer aproveitando a luz do sol.

Para conseguir isso, uma boa estratégia é posicionar a horta no sentido Norte – Sul. Além disso, é importante que você saiba a necessidade de luz que cada planta precisa.

Onde plantar

Além de escolher o espaço onde você quer plantar, é preciso ter em mente o que você irá cultivar.  Se for plantar direto no solo, é importante ficar atento em relação à organização dos canteiros.

Para organizá-los, você pode usar alguns materiais como tijolos, pneus ou qualquer outro que sirva para prevenir contra a erosão do solo. Outra maneira de organizar e separar as plantas é usar sementeiras que podem ser feitas com isopor, além de servirem para fazer o transplante das mudas para outro lugar quando elas já estiverem maiores.

Preparação do solo

Para você que quer aprender como fazer uma horta no quintal da sua casa saiba que o preparo do solo é um dos passos mais importantes para se ter sucesso em uma horta.

É através dele que a planta irá receber todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Para fazer a sua horta, é preciso que o solo seja fértil, além da nutrição é importante se preocupar também com a irrigação, cuidando para que o solo fique apenas úmido e não encharcado, para evitar o desenvolvimento de fungos.

Para fazer a nutrição do solo, você pode usar alguns adubos orgânicos feitos com casca de ovo e casca de legumes em geral que você mesmo descarta da sua cozinha.

Plantas para cultivo adaptável

Para uma horta residencial, nada melhor do que as plantas de fácil cultivo, por exemplo, alface, couve, cebolinha, salsa, manjericão, entre outras que fazem parte do nosso cardápio no dia a dia.

No entanto, cada planta precisa de cuidados especiais para que se desenvolva de forma saudável e alguém deve ficar responsável por cuidar bem das plantas como regá-las diariamente, tirar o excesso de folhas mortas, arrancar o capim que nasce, etc.

Uma das principais vantagens de fazer uma horta no quintal da sua casa é a possibilidade de consumir alimentos saudáveis e orgânicos, já que você mesmo estará cultivando-os sem nenhum agrotóxico, além de ser uma terapia muito efetiva o ato de mexer na terra e cuidar das plantas do seu quintal.

Conheça o site Martini Imóveis, nosso parceiro no desenvolvimento dessas dicas.

Receba Artigos E Dicas De Decoração Em Seu Email, Grátis!

Fique tranquilo. Não enviamos spam! 🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.