A decoração de jardim é de muita importância pois ele pode ser um espaço dedicado ao descanso, lazer e, é claro, contato com a natureza. Desde os mais extravagantes até os mais singelos, o ambiente agrada quem busca por momentos de paz e tranquilidade.
Além disso tudo, ele torna a sua casa ainda mais bonita quando vista de fora. Trás alegria a alma e sensação de paz.
Então veja algumas dicas de decoração para jardim que irão fazer a diferença na sua casa e apartamento.
Conteúdo
Dicas para decorar o pátio e o jardim
Engana-se quem pensa que cuidar de um jardim é exclusividade para quem mora em casas ou dispõe de áreas amplas. O ambiente pode ser elaborado também em apartamentos ou pequenos aposentos, de acordo com o espaço disponível.
O truque é saber como criar a decoração ideal para jardim, a fim de aproveitar o máximo das possibilidades encontradas e tornar o espaço ainda mais agradável.
Onde montar o seu jardim
Especialmente em apartamentos, é preciso escolher um local que não atrapalhe a circulação dos moradores e se encaixe com o ambiente. É possível investir em jardins internos abaixo de escadas, em varandas ou ainda, em algum espaço dentro da sua sala.
Também há a opção de criar jardim vertical em alguma parede com boa iluminação e ventilação.
Como escolher os móveis para jardim
Tanto em um jardim dentro de casa quanto em um jardim externo, a preocupação vai além da estética e inclui fatores como a durabilidade dos materiais contra raios solares, chuva, temperatura e umidade.
Namoradeiras, espreguiçadeiras e mesas de madeira, plástico e ferro, por exemplo, são boas opções para áreas ao ar livre. Já para jardins cobertos, móveis de fibra sintética e estofados são alternativas viáveis.
Vale lembrar que para colocar almofadas na área externa elas precisam ser impermeáveis como as de tecido acqua, por exemplo. Dessa forma elas resistiram a ação da chuva e até mesmo a bebidas derramadas.
Artigos de decoração de jardim
Vasos de plantas, dos mais variados tamanhos, cores e formatos, são capazes de roubar a cena e servirem como o centro das atenções. Além disso, pisos feitos de decks de madeira funcionam muito bem em cantinhos como jardim de inverno, ou até mesmo no pátio de casa. Aprenda mais sobre a instalação de decks aqui.
É possível ainda decorar o jardim com pedras, aquários, fontes e esculturas, valorizando ainda mais a beleza do ambiente.
Dito isso, as fontes são ótimas aliadas para trazer tranquilidade e relaxar, pois o barulho da água tem esse efeito. Além disso, em dias quentes ela auxilia a umidificar o ar e refrescar.
Como fazer a iluminação do jardim
Reunindo inúmeras funções, a iluminação é, sem dúvida, um dos recursos indispensáveis em qualquer jardim. Seja dentro ou fora de casa, o uso de luminárias oferece centenas de possibilidades e favorece a criação de ambientes muito mais aconchegantes.
Além da funcionalidade das lâmpadas, elas ajudam a criar cenários diferentes e valorizam a decoração. Por isso, no seu jardim também precisamos pensar nesse assunto.
Nas paredes a dica é o uso de arandelas, que podem ser estilizadas combinando com decorações rústicas ou modernas.
Em meio ao gramado e, se for o caso, ao redor da piscina, o spot ou luminárias de chão são a solução.
Luminárias do tipo coluna ou de chão podem ser espalhadas pelo jardim, favorecendo a iluminação de todos os espaços. E, se você preferir, lustres, abajures e plafons também são alternativas que, mesmo mais elegantes e ousadas, cumprem a tarefa de valorizar a decoração de seu jardim.
Mas além de tudo isso, você pode querer um espaço divertido e super na moda. Nesse caso vale apostar nos varais de luz, luminárias criativas e outras ideias que existem no mercado.