7 dicas essenciais na hora de decorar seu home office


Criar um ambiente favorável para quem trabalha em casa é essencial, pois ajuda na produtividade de serviço. Dessa maneira, aprenda como decorar home office para obter melhores resultados.


Trabalhar em casa é um modelo de trabalho conhecido como home office, é uma forma de trabalhar escolhida frequentemente nos dias atuais, pois, afinal, quem não deseja trabalhar no conforto de casa?

Há benefícios, contudo, também há as desvantagens desse tipo de trabalho, porém a decoração de home office pode ajudar a contornar esses problemas que prejudicam na produção e na qualidade do serviço.

Aparentemente a decoração pode ser algo que não afeta nos resultados, porém isso não é verdade, já que detalhes de iluminação, posição dos objetos, a cadeira utilizada, podem ajudar no dia a dia.

Sabe como a decoração pode ajudar no modelo de trabalho em casa?

7 dicas importantes na hora de decorar home office!

1 – Móveis

Os móveis possuem bastante importância nesse processo, pois se não possuem o tamanho e o espaço suficientes podem ser grandes estorvos na vida do trabalhador.

O local deve ser agradável e quando os móveis causam desconforto podem resultar na má qualidade do serviço, que acaba prejudicando a vida do trabalhador.

A escolha da cadeira, por exemplo, é fundamental, já que deve ser um móvel que seja adequado para uma pessoa que passará horas sentada. A Ergonomia da cadeira é essencial, ou seja, deixar a cadeira nos moldes da pessoa que irá usar. As melhores cadeiras são aquelas que podem ser reguladas na altura, nos braços, costas e etc.

Alguns móveis que podem fazer diferença no home office são:

  • Gavetas para itens necessários;
  • Estantes para livros com conceitos técnicos que podem ajudar no dia a dia;
  • Armários para arquivar documentos.
  • Mesa de altura adequada para o usuário
  • Que tal uma lousa para anotar as tarefas?

2 – Ferramentas tecnológicas e sistema elétrico

Além dos móveis, será necessário pensar na questão dos itens tecnológicos que serão utilizados para melhorar o dia a dia.

Desta maneira, também é preciso pensar que a rede de fios deve ser instalada corretamente para não atrapalhar a rotina de trabalho. Fios soltos deixam o local desagradável, podem passar a imagem de desorganização e atrapalhar a pessoa que estiver trabalhando.

Faça uma lista de software e hardware que serão utilizados para que o trabalho resulte com bastante qualidade.

Pense também nas máquinas que podem ajudar nos dias de calor e durante o inverno, ar condicionado e aquecedores são ótimas ideias para decoração de home office e que muitas vezes são ignoradas. Conheça também este guia sobre como trabalhar em casa, desenvolvido pelo pessoal do Blog Pequenos Negócios Lucrativos.

3 – Conforto

A decoração deve proporcionar o conforto. O ambiente confortável afeta diretamente nos resultados de um dia de serviço.

Há algumas estratégias para decorar home office e deixá-lo mais agradável:

  • Decore as paredes com quadros e coloque itens decorativo, porém não exagere para não ser um estorvo e para não gerar poluição visual;
  • Posicione a mesa de trabalho perto da janela para que a circulação de ar seja natural e para o estresse ser aliviado em momentos de tensão;
  • Utilize sons para ajudar na concentração.

4 – Cores

Fonte: designerdeinteriores.net

As cores são essenciais para decorar home office, portanto, é preciso de bastante atenção na hora de escolher a paleta de cores para as tintas da parede, dos móveis e dos detalhes.

Cores claras, como verde, azul e lilás, podem ajudar na sensação de tranquilidade, já quando várias cores criam contrastes são utilizadas, podem causar poluição visual e deixar o ambiente desagradável.

Entretanto, sempre invista em algo que seja agradável ao seu gosto pessoal.

Há papeis de paredes simples e elegantes, que quando utilizados corretamente podem fazer total diferença na decoração do home office.

Se você acredita em feng shui, o roxo e o amarelo estimulam a criatividade. O azul e o verde são calmantes.

5 – Iluminação

Há dois tipos de iluminação, que precisam ser planejadas com muita atenção, a luz natural e a luz artificial, pois isso é algo que afeta bastante no resultado.

A mesa estará posicionada perto da janela, para que durante o dia seja possível trabalhar com a luz natural, desta maneira, energia elétrica será economizada, além dos benefícios já citados como conforto e circulação de ar.

Durante o período noturno, utilize as luzes de LED, pois são econômicas e coloque-as em uma posição que dê foco à mesa que estiver sendo usada para trabalho. Além do foco é importante ter uma iluminação geral como um plafon central. Outras tipos de iluminações como fita de LED ajudam a dar claridade, decorar e não dar sombra na mesa de trabalho.

O ambiente deve estar iluminado sempre, não ouse nas cores das lâmpadas, pois branco é a mais segura de deixar o espaço mais agradável e com ótima iluminação.

6 – Ergonometria

Para decorar home office é preciso seguir as regras de ergonometria.

Para quem não sabe, ergonometria é uma área de estudo sobre a relação das pessoas com os ambientes em que elas se encontram, sendo assim, o foco é pensar no bem-estar ao se relacionar com o local de trabalho.

Grandes jornadas, quando o ambiente é mal planejado, podem provocar danos na visão, na coluna e nos pés.

Quando pensar na decoração de home office é preciso pensar nesse aspecto.

7 – Organização e limpeza

A organização e a limpeza do local também fazem parte da decoração de home office.

Um ambiente sujo e desorganizado reflete bastante a personalidade do trabalhador e em seu trabalho, portanto, é preciso manter esse local limpo e organizado.

Empenho e dedicação!

Lembre-se que empenho é bastante necessário no dia a dia de um trabalhador, decorar home office pode ajudar a conseguir alcançar as metas diárias, entretanto, é preciso se dedicar e ter disciplina para trabalhar em casa.

Deixe outras dicas para decorar o home office e compartilhe esse texto em suas redes sociais com amigos, seguidores e familiares!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.