Dicas para por em prática quando receber as chaves da casa ou apartamento novo

Comprar um apartamento ou casa nova é um dos maiores investimentos que os brasileiros costumam fazer. E quando você comprar, sabe o que fazer assim que receber as chaves antes de começar a sua obra?

Muita coisa pode ser feita, mas é importante seguir um passo a passo para que não haja desperdício de dinheiro e você tenha o lar dos seus sonhos.

Dicas para começar a reforma do apartamento ou casa nova

Contrate um profissional:

Antes de tudo isso, se for possível para você, pense em contratar um profissional de design de interiores ou arquitetura. Ter um projeto na hora de começar a obra é uma das melhores escolhas que você poderá fazer para não ter desperdício de material na sua obra e conseguir visualizar o projeto dos seus sonhos antes de iniciar a realização do seu sonho.

Com um profissional capacitado sabe analisar os seus gostos e suas necessidades, e aplicá-las no projeto, transformando o seu espaço vazio, no espaço dos seus sonhos.

Chame a empresa de energia:

Peça a ligação da luz da sua casa assim que possível, pois sem ela fica complicado usar qualquer ferramenta. Ou seja, sem ela você só poderá ir até o local para medir, pintar, ver algum detalhe durante o dia.

Novas tomadas:

Verifique todas as tomadas e se será necessário puxar novos pontos de energia. As vezes o local que você planejou colocar a cama ou a televisão não estão preparados para o local.

Verifique além dos pontos de energia, pontos de tv, internet, dentre outros.

Forro de gesso:

Se optarem por gesso, ele deverá ser o próximo da lista. Quando chegar nesse passo, será necessário ter tanto o projeto de gesso como o luminotécnico para distribuição das luminárias, sancas, negativos e outras decisões pertinentes a esses projetos.

Converse com o gesseiro e veja se ele possui equipe elétrica para deixar os pontos de luz atrás do gesso prontos para o eletricista instalar as luminárias, caso contrário, será necessário chamar o profissional antes de iniciar o forro.

Pintura:

Agora é a hora de fazer a pintura. Faça alguns testes com as cores que você mais gostar. Porém nunca se esqueça de optar por produtos de qualidade.

Se a pintura do apartamento novo for feita por você mesmo, lembre-se de colocar fitas para proteger portas, janelas, piso se já houver, forro e paredes com troca de cores.

Ar-condicionado:

Verifique se o seu apartamento já possui espera de ar-condicionado. No nosso caso não tinha, portanto tivemos que rasgar as paredes para colocar a tubulação em todos os ambientes. IMPORTANTE: Esse passo só deve ser feito em paredes de tijolo. Blocos estruturais não podem ser quebrados de maneira alguma, pois fazem parte da estrutura do prédio.

Escolha do piso do apartamento novo:

As opções para pisos são muitas. Você pode optar por laminado, vinílico, porcelanato cimento queimado, madeira natural, etc. Dentre eles, os 3 primeiros são os mais utilizados e práticos.

Porcelanato é mais trabalhoso na hora da colocação e exige mais tempo de instalação, enquanto laminado e vinílico podem ser feitos em 1 ou 2 dias dependendo do tamanho do espaço.

Móveis planejados ou sob medida:

Os móveis podem ser comprados prontos, mas se for possível, saiba que móveis planejados duram muito mais e atendem melhor as suas necessidades quando bem projetados.

Você pode contratar um projeto personalizado com um designer de interiores ou arquiteto, mas também pode ir direto em lojas de planejados para verificar o melhor orçamento e projeto para você.

Agora que toda a base da execução está pronta, você já pode começar a escolher todos os detalhes, móveis soltos, decoração com espelhos, papel de parede, cortinas, tapetes e luminárias soltas até que sua casinha fique com a cara tão esperada!