Fazer o projeto e o detalhamento de forro de gesso não é uma tarefa fácil, mas um bom forro junto de uma boa iluminação é essencial para deixar o ambiente mais aconchegante e bonito. Por isso não basta apenas pensar os detalhes, curvas e sancas, é também necessário saber como funciona o forro para que você consiga colocar no papel e tudo seja executado exatamente da maneira que você pensou.
Nesse texto vamos falar tanto sobre o forro de gesso, com dicas, mas também indicar um super curso online que lhe ensinará tudo o que você precisa saber para ser um grande projetista de gesso, ou aplicar muito mais conhecimento nos seus projetos de interiores.
Antes de qualquer coisa, é preciso saber os significados relevantes para especificações do forro do gesso, veja alguns exemplos abaixo:
- Gesso convencional: É o tipo mais comum, mas também o mais trabalhoso e mais pesado. Porém 50% mais barato. Esse tipo de gesso precisa ser plumado e de alinhamento, mas se bem feito fica perfeito. Ele permite os detalhes mais desenhados.
- Drywall: É uma chama de gesso revestida com papel acartonado, fixados em uma estrutura metálica. A sua colocação pode ser feita em qualquer ambiente, inclusive paredes feitas com esse material. O custo é um pouco maior, mas esse material faz menos sujeira que o anterior durante a colocação e é mais fácil de ser instalado.
- Sancas: Elas podem ser fechadas, abertas ou invertidas. Se dá por diferenças de alturas feitas no gesso, como por exemplo as sancas invertidas, possuem as laterais abertas e a iluminação se dá por fita ou corda de led iluminando a laje no sentido das paredes, já a sanca aberta, ilumina no centro do ambiente.
- Molduras: São aquelas bordas em volta das paredes e próximas ao forro que dão acabamento a pintura mas também deixam os ambientes mais elegantes. São feitas de gesso convencional, mas se você procurar, encontrará em materiais alternativos que barateiam, mas não podem ser usados em qualquer local.
Tipos de forro gesso e sancas
Rebaixamento de forro de gesso simples:
O gesso pode ser um rebaixamento simples, que normalmente se dá por volta de 15cm, mas pode ser da altura que você quiser. Porém o pé-direito ideal não é uma regra, quando temos um forro padrão de apartamento de 260cm, o comum é rebaixar os 15cm para ficar com 245cm mais ou menos. Já os banheiros costumam ter o pé-direito um pouco mais baixo devido ao encanamento que passa sobre ele (no caso de apartamentos)
Veja abaixo um exemplo de rebaixamento simples de gesso, apenas com spots de iluminação de dicroicas.
Rebaixo com sanca fechada:
A sanca fechada se dá a um rebaixo feito além da laje ou do rebaixo simples, mas fechada nas laterais como na imagem abaixo. O fechamento pode ser reto ou com molduras.
Rebaixo com sanca aberta:
A sanca aberta possui as laterais abertas voltadas para o centro, podendo ser a moldura que dá acabamento a iluminação reta ou não. A iluminação pode ser feita com corda de iluminação ou fita de LED, em várias cores e tons mais quentes ou frios.
Rebaixo de sanca invertida:
A sanca invertida possui a iluminação voltada para a parte de fora, viradas para a parede. A forma de iluminação é a mesma anterior.
Curso de projeto e Paginação de Gesso
Nós explicamos muito basicamente sobre o rebaixamento de gesso e os tipos de sanca, mas na hora do detalhamento as coisas não são tão simples, por isso busquei alguns cursos online sobre o assunto e separei o melhor deles. O curso de projeto de paginação de gesso, que nos capacita a elaboração do desenho técnico do forro de gesso para que a compreensão e execução desse projeto seja bem feita.
O curso para projeto de rebaixo de gesso que possui carga horária de 16h é composto por:
- Planilhas em Excel como material de apoio
- Vídeo aulas
- Exercícios complementares
- Professores capacitados
- Certificado impresso e reconhecido nacionalmente
- Apostilas em PDF
E o conteúdo disponibilizado é bem completo, constando:
- História do gesso e fabricação para entender como é o produto final que usamos nas obras;
- Explicação sobre o gesso comum, o que pode ser feito com ele e como ele funciona;
- Explicação sobre o gesso acartonado, como usar, no que usar e as grandes diferenças em cada tipo de produto;
- Como fazer projeto em 2D e 3D de forro de gesso
- Como fazer especificações técnicas
- Estudo de casos para aprender mais
Saiba mais sobre o curso, no link abaixo:
Imagem em 3D de forro de gesso:
Mais de 30 fotos de forro de gesso para inspirar:
Veja mais de 30 fotos de inspiração para você projetar lindos ambientes com forro de gessos diferentes e modernos!