Cachorro é tudo de bom, e eles merecem receber todo o amor e carinho que temos para dar. Nós, no ano passado, adotamos uma cachorrinha muito fofa, da qual demos o nome de Luna, um amor em forma de cachorro! Ela atualmente está morando comigo no apartamento da mãe, mas também irá para casa a nova. Nossa adaptação foi simples e fácil, então decidimos fazer um post, para quem como nós, também tem ou quer ter um cachorro em um apartamento pequeno.
A Luna foi adotada na Ong Onda Animal, em Cachoeirinha. É um cachorro de porte pequeno/médio, que agora está com aproximadamente 11 anos. Olhem que linda:
Dicas para ter um cachorro em um apartamento pequeno
Cachorro é tudo de bom, e eles merecem receber todo o amor e carinho que temos para dar. Nós, no ano passado, adotamos uma cachorrinha muito fofa, da qual demos o nome de Luna, um amor em forma de cachorro! Ela atualmente está morando comigo no apartamento da mãe, mas também irá para casa a nova. Nossa adaptação foi simples e fácil, então decidimos fazer um post, para quem como nós, também tem ou quer ter um cachorro em um apartamento pequeno.
A Luna foi adotada na Ong Onda Animal, em Cachoeirinha. É um cachorro de porte pequeno/médio, que agora está com aproximadamente 4 ou 5 anos. Olhem que linda:
Tenho que confessar que quando optei por ter um cãozinho, pensei inicialmente em comprar por saber o porte que ficaria, a personalidade da raça e etc. Porém, no centro da minha cidade, tem uma feirinha de adoção todo sábado, com lindos filhotes ou cães adultos de todos os portes. Após eu e o Evandro irmos a feira no sábado, decidimos ir na terça-feira até a Ong tentar encontrar nosso cão. Foi aí que nos mostraram essa fofura, estava com o pelo longo, sujo e cheio de nó. Levamos imediatamente para o banho e no caminho já escolhemos o nome, Luna :).
Desde o início tivemos um amor a primeira vista, nosso por ela, e dela por nós, e assim a adaptação no apartamento foi muito simples. Além do amor envolvido, ela sempre foi muito higiênica, e raramente fez as suas necessidades dentro de casa. Levamos para passear de 3 a 4x ao dia para que ela possa fazer tudo na rua.
Mas nem sempre a adaptação é fácil para se ter um cachorrinho dentro de casa, então separamos algumas dicas para quem também quer ter um cachorrinho em casa.
Dicas para ter um cachorro dentro de casa ou apartamento
Personalidade do cachorro
Primeiramente, você tem que entender que animais são como pessoas também, e possuem um temperamento próprio. No caso de você adotar um cachorro adulto, é mais fácil saber se ele é agitado, calmo, etc… Quando filhotes, os cães são mais ativos e com o tempo podem ficar um pouco mais tranquilos. Se o cachorro for muito medroso, ativo, temperamental pense na possibilidade de dar Florais especiais para cachorros, isso pode ajudar. Nós demos floral para o medo por uns 6 meses, e hoje a Luna está melhorando.
No caso de comprar um filhote de raça, verifique se a raça se da bem com crianças, se late muito, o porte do animal, se é calmo ou agitado, etc.
Alimentação
Certifique-se de sempre deixar água fresca a disposição e ração de qualidade, na quantidade ideal. A quantidade depende do peso do animal, mas a maioria das rações indicam na embalagem do produto. Uma boa ração também evita o mal cheiro do peludo. Sempre lave bem as tigelas.
Saúde do cachorro
Mantenha a saúde do bichinho em dia, carteirinha de vacinação e vermífugos atualizados. A saúde do seu amigo é muito importante. Dê banho ou mande para o Pet Shop a cada 7 ou 15 dias. Existem também remedinhos anti-pulgas e carrapatos muito importante para todos os cães, mas principalmente para se ter um pet dentro de casa.
Vira-lata (SRD) x Cachorro de raça
Muita gente só pensa em comprar um cachorro, mas mantenha a cabeça aberta, pense nos cachorrinhos de rua pois eles tem muito amor para dar e você estará salvando uma vida.
Castração
A castração facilita muito no dia a dia. Nas fêmeas por elas não ficarem no cio e “menstruadas” dentro de casa, e segundo os veterinários os machos ficam menos teimosos e mais educados.
Deixando o cachorro sozinho em casa
Acostume seu cãozinho a ficar sozinho, e para que ele fique mais tranquilo sempre deixe brinquedos, água e ossos de cachorro para que ele não fique entediado ou nervoso. Quando for sair de casa, tente fazer um passeio com o seu cachorrinho para deixá-lo mais calmo. Há quem diga que deixar a televisão ligada também acalma.
Passeando com o pet
Passeie com ele 3 a 4 vezes ao dia caso ele faça as necessidades na rua, mas pense que se a sua ideia é que ele se acostume com isso, ele não irá fazer nada dentro de casa nem mesmo em dias de chuva. Por morar em apartamento, o seu amigo irá precisar de exercícios, então passear 30min por dia é o ideal.
Cantinho do cachorro no apartamento
Tenha um cantinho para ele dormir e comer, e quem sabe até para fazer as necessidades em um jornal se for o seu caso. Tenha em mente que cães soltam pelo, então você precisará limpar sofás e tecidos com frequência, os pelos aparecem por toda a casa! Se o cãozinho fizer as necessidades dentro do apartamento, compre produtos específicos para que ele não faça xixi pela casa toda (como o pipi pode, pipi não pode).
Bom pessoal, essas são algumas dicas simples de quem adotou um cão, mas não é profissional! Então para mais dúvidas o ideal é conversar com um veterinário!