Dicas para ter plantas dentro de casa ou um jardim de inverno


O jardim de inverno é um cantinho que nos possibilita por um pouco de vegetação dentro de casa. Ele pode ser um espaço rústico com madeiras, plantas, pedras e fontes, trazendo todos os elementos da natureza para o seu lar. Para ajudar na ideia de criar esse espaço, criamos esse artigo para ajudar a começar a pensar nesse espaço, mostrando quais plantas usar, quais pedras, melhor piso e tipo de decoração.


Como fazer um jardim de inverno? Ou ter um canto de plantas?

Muita gente não tem como ter um jardim de inverno, mas pode criar um cantinho especial verde dentro de casa.

Comece escolhendo o local do seu jardim e definindo o tamanho que ele irá ocupar. Algumas casa tem o poço de luz onde você pode criar seu espaço verde e em outras podemos transformar a varanda, um pedaço da sala, embaixo da escada ou qualquer outro local vazio. É importante considerar que é necessário ter ventilação e iluminação natural para as plantinhas ficarem saudáveis e crescerem fortes.

Para criar a ambientação é comum o uso de seixos ou pedrinhas claras no piso para ficar mais aconchegante e criar um clima natural como na imagem abaixo.

jardim de inverno com pedras brancas e bege

Pedras rústicas na parede também são bem vindas! Elas trazem ainda mais natureza para dentro de casa além de muito aconchego.

Você também pode criar prateleiras, usar treliça, trepadeiras e outros elementos na parede para levar as plantas para cima e deixar o seu cantinho ainda mais verde e muito aconchegante.

Outras dicas legais são:

  1. Use vários vasos de tamanhos diferentes, assim você terá o espaço mais completo e poderá enxergar as plantas da frente e de trás
  2. Troncos, fatias de árvore e raspas são bem legais, e você pode até fazer um caminho com as fatias.
  3. Ter uma fonte é extremamente relaxante e ela pode ficar nesse local. Água também faz parte da natureza!
  4. Plantas de tamanhos diferentes e tipos diferentes podem ser usadas sem medo!
  5. Se houver espaço, que tal colocar uma rede para relaxar? Um futons e pufes para meditar?
  6. Que tal ter uma pequena hortinha?

Dicas de plantas para dentro de casa?

É importante também saber o tipo de planta que irá se adequar melhor as condições que você terá na sua casa. Veja abaixo algumas opções de plantas que você pode ou não utilizar dependendo do espaço que você terá.

Cactus e suculentas:

Além de estarem na moda na decoração, essas são plantas bem fáceis de cuidar! Se você esquecer de regar, por exemplo, elas ficarão bem! O bom é até não dar muita água pois assim elas podem morrer, regue a cada 7 ou 10 dias. Outra coisa importante é que ela necessita de sol, então se o seu espaço tiver sol, ela é uma ótima opção!

O tamanho dos cactus também são uma ótima vantagem, pois você terá desde enormes plantas, como as bem pequenas. Você escolhe a melhor!

Os cactus ficam muito bem em vasos e você pode até mesmo colocar mais do que um tipo em cada local.

Outra ideia legal, é criar um espaço na parede com vários vasos divertidos e coloridos com muitas suculentas.

Orquídeas dentro de casa:

A orquídea é uma das flores mais lindas que existe, e muita gente faz criação de várias delas. Existem algumas bem raras, e outras nem tanto. Mas tanta beleza exige cuidado, e um deles é não deixá-la exposta ao sol, ela vive melhor em uma meia luz, ou iluminação indireta.

Se você quer saber mais, veja esse artigo que lhe dá várias dicas!

Bromélias em casa:

Bromélias não precisam de tanta luz solar, e ficam bem dentro de casa. O melhor é que podem estar plantadas no chão ou em vasos. Para quem gosta de flores, elas e as violetas são boas opções fáceis de cuidar.

Espada de são jorge na decoração

As espadas de são jorge são muito resistentes e podem ser usadas dentro de casa sem problemas pois ficam bem em meia sombra.

Receba Artigos E Dicas De Decoração Em Seu Email, Grátis!

Fique tranquilo. Não enviamos spam! 🙂

1 comentário em “Dicas para ter plantas dentro de casa ou um jardim de inverno”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.