O papel de parede está super em alta, voltou com tudo nos últimos anos. O mais legal disso é que abre ainda mais a gama de possibilidades que temos para fazer um bom projeto de sala de estar. Por isso o Blog Construção e Design trouxe para você várias ideias para salas com papel de parede e dicas de como decorar. Além dos papéis de parede, os tecidos também estão sendo muito utilizados e podem ser coloridos, preto e branco, nude, fendi, floral, em formas geométricas, listras, arabescos… Por tanto, para ajudar separei algumas boas ideias na internet para mostrar para vocês aqui no blog.
Dicas para escolher papel de parede
A escolha do papel de parede pode ser um pouco complicada no início pois existem dezenas de catálogos de todas as marcas e países, com materiais diferentes.
Por consequência disso, vale a pena seguir algumas dicas para escolher o modelo ideal para a sua casa. Veja abaixo:
Qual o ambiente que irá aplicar o papel?
Dependendo do ambiente você poderá escolher papéis mais ou menos decorados e coloridos. Um lavabo ou um hall de entrada pode receber um modelo bem chamativo, já quartos e salas costumam ter opções mais discretas que harmonizem com o restante da decoração;
Qual o tamanho da parede?
O tamanho da parede e do espaço também influenciam. Se você aplicar o papel em um grande espaço precisa tomar muito cuidado com as estampas e cores para não ficar enjoativo ou claustrofóbico. Já paredes pequenas podem receber uma estampa ousada e colorida,
Qual parede aplicar o papel?
Embora o papel possa ser aplicado em várias paredes, normalmente escolhemos uma parede de destaque para colocar, como atrás do sofá, na parede da TV, cabeceira da cama, etc.
Como escolher o melhor papel de parede?
Isso depende muito de todas as dicas que demos acima, mas você também precisa avaliar se:
- Irá aplicar um ambiente pronto, que receberá apenas o papel
- Ou ele irá em um projeto feito do zero.
Por exemplo, no caso de um espaço pronto, você precisa pensar em como harmonizar as cores e estampas com o que já existe. Portanto, busque nos tons e estampas das almofadas e tapetes o que pode ficar harmônico. Se sua sala tem flores e estampas coloridas em todos os cantos, vale a pena investir em um modelo mais neutro de papel, puxando levemente para o tom existente em algumas partes da sua decoração.

Se for um ambiente novo, você vai ter que harmonizar tudo, mas como nada está escolhido, pode até mesmo começar escolhendo o papel e depois ver os outros itens.
Ideias para decorar com papel de parede:
Aqui todas as cores estão em harmonia, e as curvas delicadas do papel estão presentes em outros itens como na luminária arredondada e objetos de decoração. O nicho com espelho na parede abriu espaço para decorações e quebrou um pouco o movimento do papel.
Vi esse projeto no Ver, viver e sonhar e embora o papel seja bem marcante, as cores foram todas escolhidas de forma que combinassem, mas em uma base neutra, dando o maior destaque ao tapete e ao papel na sala de jantar. Vejam que nada tem estampas, apenas esses itens e os quadros de formas geométricas.
Também é possível fazer combinações bem diferentes, como essa que encontrei no Achados da Decoração. Nesse caso, o papel de parede escuro com arabescos ficou muito interessante com as almofadas verdes, a base branca da decoração e as flores e plantas.
Abaixo temos um exemplo de como usar papel de parede como fundo de uma estante, ou prateleiras como é o caso. O papel listrado ajudou a destacar a parede foco da sala e ficou bem harmonioso com o restante dos móveis claros.

Do mesmo modo que o ambiente acima segue a decoração, nesse hall de entrada o modelo escolhido é clássico, combinando com arandelas e aparador clássicos.

Outros ambientes com papéis de parede:
Enfim agora que você já viu muitas ideias para sala, veja como aplicar papéis em vários outros ambientes.