Ideias para salas com papel de parede


O papel de parede está super em alta, voltou com tudo nos últimos anos. O mais legal disso é que abre ainda mais a gama de possibilidades que temos para fazer um bom projeto de sala de estar.  Por isso o Blog Construção e Design trouxe para você várias ideias para salas com papel de parede e dicas de como decorar.

Além dos papéis de parede, os tecidos também estão sendo muito utilizados e podem ser coloridos, preto e branco, nude, fendi, floral, em formas geométricas, listras, arabescos… Por tanto, para ajudar separei algumas boas ideias na internet para mostrar para vocês aqui no blog.

Dicas para escolher papel de parede

A escolha do papel de parede pode ser um pouco complicada no início pois existem dezenas de catálogos de todas as marcas e países, com materiais diferentes.

Por consequência disso, vale a pena seguir algumas dicas para escolher o modelo ideal para a sua casa. Veja abaixo:

Qual o ambiente que irá aplicar o papel?

Dependendo do ambiente você poderá escolher papéis mais ou menos decorados e coloridos. Um lavabo ou um hall de entrada pode receber um modelo bem chamativo, já quartos e salas costumam ter opções mais discretas que harmonizem com o restante da decoração;

Qual o tamanho da parede?

O tamanho da parede e do espaço também influenciam. Se você aplicar o papel em um grande espaço precisa tomar muito cuidado com as estampas e cores para não ficar enjoativo ou claustrofóbico. Já paredes pequenas podem receber uma estampa ousada e colorida,

Qual parede aplicar o papel?

Embora o papel possa ser aplicado em várias paredes, normalmente escolhemos uma parede de destaque para colocar, como atrás do sofá, na parede da TV, cabeceira da cama, etc.

Como escolher o melhor papel de parede?

Isso depende muito de todas as dicas que demos acima, mas você também precisa avaliar se:

  • Irá aplicar um ambiente pronto, que receberá apenas o papel
  • Ou ele irá em um projeto feito do zero.

Por exemplo, no caso de um espaço pronto, você precisa pensar em como harmonizar as cores e estampas com o que já existe. Portanto, busque nos tons e estampas das almofadas e tapetes o que pode ficar harmônico. Se sua sala tem flores e estampas coloridas em todos os cantos, vale a pena investir em um modelo mais neutro de papel, puxando levemente para o tom existente em algumas partes da sua decoração.

como escolher melhor papel de parede

Se for um ambiente novo, você vai ter que harmonizar tudo, mas como nada está escolhido, pode até mesmo começar escolhendo o papel e depois ver os outros itens.

Ideias para decorar com papel de parede:

Aqui todas as cores estão em harmonia, e as curvas delicadas do papel estão presentes em outros itens como na luminária arredondada e objetos de decoração. O nicho com espelho na parede abriu espaço para decorações e quebrou um pouco o movimento do papel.

papel de parede ondulado na sala de tv

Vi esse projeto no Ver, viver e sonhar e embora o papel seja bem marcante, as cores foram todas escolhidas de forma que combinassem, mas em uma base neutra, dando o maior destaque ao tapete e ao papel na sala de jantar. Vejam que nada tem estampas, apenas esses itens e os quadros de formas geométricas.

papel de parede ondas na sala de jantar

Também é possível fazer combinações bem diferentes, como essa que encontrei no Achados da Decoração. Nesse caso, o papel de parede escuro com arabescos ficou muito interessante com as almofadas verdes, a base branca da decoração e as flores e plantas.


papel de parede arabesco escuro na sala

Abaixo temos um exemplo de como usar papel de parede como fundo de uma estante, ou prateleiras como é o caso. O papel listrado ajudou a destacar a parede foco da sala e ficou bem harmonioso com o restante dos móveis claros.

papel de parede no fundo da estante

Do mesmo modo que o ambiente acima segue a decoração, nesse hall de entrada o modelo escolhido é clássico, combinando com arandelas e aparador clássicos.

hall de entrada com papel de parede classico

Outros ambientes com papéis de parede:

Enfim agora que você já viu muitas ideias para sala, veja como aplicar papéis em vários outros ambientes.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.