As linhas estão presentes tanto no contorno dos objetos, como na forma da cortina, do sofá, dos quadros, adesivos, pinturas e até na padronagem dos tecidos. Essas linhas tem o poder de influenciar os ambientes e até o humor dos usuários do local.
Sendo assim, deve-se saber reconhecer o impacto de cada linha para que possa se dar o efeito desejado, ajudando a deixar o ambiente mais ou menos feminino, alegre, sério e etc.
Cada tipo de linha determina um contexto, uma é mais masculina, a outra feminina, a outra dá sensação de movimento e algumas misturas trazem o equilíbrio. Bom, vamos às explicações dos principais tipos e ver como usar cada uma.
Conteúdo
Tipos de linhas
Linha Reta
Essa é a mais forte, simples e firme, por isso dizem que é uma linha masculina. Ela pode ser horizontal, vertical ou inclinada. Apesar das 3 fazerem parte do mesmo tipo de linha, elas tem impactos diferentes nos ambientes.
Linha Curva
Sendo o contrário da última, essa é essencialmente feminina. Quando são predominantes em um local, sugerem que esse seja um local feminino, pois são graciosas e transmitem movimento.
Linha Mista (curva e reta juntas)
Com essa mistura de linha, você consegue unir os traços mais firmes com os mais delicados e criar um bom contraste e equilíbrio ao ambiente.
Linhas convergentes
Essas saem de muitos pontos, mas se encontram no mesmo local. Elas dão sensação de unidade, trazem ideia de movimento, graça e concentração. O maior exemplo disso é as cadeiras em torno da mesa de jantar.
Linhas divergentes
Essas são o contrário da anterior, pois partem de um ponto em comum e se espalham em todos os sentidos. Elas sugerem glória, poder e abundância.
Linha quebrada
Essas linhas devem ser usadas com cautela, pois assim podem dar ao ambiente sensação de alegria ou movimento. Se não, podem causar instabilidade e conflito no local.
Linhas paralelas
São tranquilas e agradáveis, mas se usadas em demasia deixam o ambiente monótono demais, o que não é uma boa coisa.
Como usar as linhas na decoração
Na prática, nós normalmente pensamos em linhas verticais, horizontais e curvas. Cada uma delas trás um efeito na decoração e nos auxiliam a aumentar, diminuir, deixar mais feminino, confortável e etc.
Linhas verticais na decoração
As linhas verticais nos ajudam a dar a sensação de pé-direito mais alto. Alguns exemplos disso seriam:
- Cortina do piso ao teto
- Painéis estreitos do chão ao teto
- Cabeceira no sentido vertical apenas atrás da cama
- Quadros colocados um sobre o outro
- Espelhos finos e altos
Linhas horizontais na decoração
As linhas horizontais são bastante usadas para ajudar a dar a sensação de alargar o espaço. Você pode fazer isso com muitos elementos, como
- Tapetes estreitos
- Cabeceiras baixas e em toda parede
- Quadros colocados um ao lado do outro
- Grandes prateleiras
- Espelhos largos mas com pouca altura
Linhas curvas na decoração
Diferente das linhas retas que trazem seriedade, modernidade e um ar mais masculino, as curvas trazem movimento, classe, elegância, conforto. Você pode usa-las em:
- Móveis clássicos, com braços e pés torneados
- Poltronas e cadeiras arredondadas
- Tampos de mesa redondos ou ovais
- Espelhos curvos e etc.
Muito Obrigado me ajudou muito… Com sua ajuda consegui fazer meu trabalho muito rápido e ele ficou otimo
Me ajudou muito!!!
OBRIGADA!!!!!!
Sim você ajudou muito obrigado.
Mas eu precisava achar imagens mista,convergente e divergente.
Eu não acho 🙁