Influência das Linhas nos ambientes


As linhas estão presentes no contorno dos objetos, como na forma da cortina, do sofá, dos quadros, adesivos, pinturas e até na padronagem dos tecidos. Essas linhas tem o poder de influenciar os ambientes e até o humor dos usuários do local. Sendo assim, deve-se saber reconhecer o impacto de cada linha para que possa se dar o efeito desejado, caracterizando bem o usuário sem exageros ou falta de curvas que o definem.

Cada tipo de linha determina um contexto, uma é mais masculina, a outra feminina, a outra dá sensação de movimento e algumas misturas trazem o equilíbrio. Bom, vamos às explicações dos principais tipos:


ambiente com linhas redondas

Linha Reta:

Essa é a mais forte, simples e firme, por isso dizem que é uma linha masculina. Ela pode ser horizontal, vertical ou inclinada. Apesar das 3 fazerem parte do mesmo tipo de linha, elas tem impactos diferentes nos ambientes. (farei um artigo explicando cada uma e com exemplos).

Linha Curva:

Sendo o contrário da última, essa é essencialmente feminina. Quando são predominantes em um local, sugerem que esse seja um local feminino, pois são graciosas e transmitem movimento.

Linha Mista:

Essa é a mistura da curva e da reta. Essa deve ser a mais usada nos ambientes porque transmite equilíbrio.

Linhas Convergentes:

Essas saem de muitos pontos, mas se encontram no mesmo local. Elas dão sensação de unidade, trazem ideia de movimento, graça e concentração. O maior exemplo disso é as cadeiras em torno da mesa de jantar.

Linhas Divergentes:

Essas são o contrário da anterior, pois partem de um ponto em comum e se espalham em todos os sentidos. Elas sugerem glória, poder e abundância.

Linha Quebrada:

Essas linhas devem ser usadas com cautela, pois assim podem dar ao ambiente sensação de alegria ou movimento. Se não, podem causar instabilidade e conflito no local.

Linhas Paralelas:

São tranquilas e agradáveis, mas se usadas em demasia deixam o ambiente monótono demais, o que não é uma boa coisa.
Obs: Os exemplos de cada reta virão no próximo post.

Espero ter ajudado.

5 comentários em “Influência das Linhas nos ambientes”

  1. Sim você ajudou muito obrigado.
    Mas eu precisava achar imagens mista,convergente e divergente.
    Eu não acho 🙁

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.