O poder das cores complementares!


O que são as cores complementares?

São as cores opostas umas das outras no círculo cromático, normalmente são opostas também em luz x sombra e quente x frio. Veja no círculo cromático abaixo, cada cor de um extremo é a complementar da cor oposta no círculo, ex: azul e laranja, vermelho e verde, amarelo e violeta…

Normalmente, a combinação dessas cores dá muito contraste. Elas me passam uma sensação energizante, de alegria, são uma verdadeira explosão de cores. Mas também é possível usar essas cores com muito branco adicionado, para que fiquem tons clarinhos, e ai sim, fica bastante harmônico e aconchegante.

Decoração com cores complementares

Decoração com cores opostas azul e laranja

O azul é uma cor mais tranquilizadora mas o laranja bem energizante, por isso é importante caprichar nos detalhes e não exagerar tanto nos pigmentos.

O laranja pode ser tanto colocado em móveis, estofados e almofadas, como ser um revestimento como tijolo aparente, por exemplo.

Já o azul é bem mais simples de combinar. Veja algumas ideias abaixo.

sala cores azul e laranja claros
sala com detalhes azul e laranja
sala com decoracao azul e laranja
decoracao com cores complementares azul e laranja
azul e laranja cores complementares na cozinha
azul-e-laranja-ambiente
laranja_parede

Decoração com cores opostas: Amarelo e Roxo

O roxo e o amarelo são cores tão vibrantes como o azul e o laranja, mas ainda mais complicadas pois ambas são cores bem chamativas.

O ideal nesse caso é escolher uma das cores e usar a outra como detalhes, ou optar por tons mais claros ou acinzentados.

Abaixo temos alguns exemplos:

Nesse primeiro o roxo foi usado no sofá, mas também vemos amarelo nas almofadas e no aparador do fundo

Aqui o roxo foi usado nas poltronas e o amarelo nas almofadas e mesa de apoio. Foram poucos detalhes que ajudaram a trazer a alegria das cores complementares ao ambiente.


Nesse outro ambiente super colorido, foram usadas várias tonalidades diferentes, mas o destaque pro roxo do sofá e amarelo presentes tanto na parede como na mesa lateral.

Também é possível fazer o uso dessas cores em quarto de bebê, desde que usado com moderação e com muito branco nas tonalidades.

Que muita força e ousadia na decoração? Nessa sala toda escura, o amarelo e o roxo foram usados em inúmeros detalhes como quadros, almofadas, acessórios, mesa lateral.

Decoração com cores opostas: verde e vermelho.

O vermelho e o verde juntos pode parecer estranho, meio natalino, mas como são cores opostas elas funcionam muito bem juntos, apesar de ser uma combinação bem forte.

Porém mesmo assim essa talvez seja uma das formas mais fáceis de usar se você quer apostar nas cores complementares, e ir usando aos poucos.

Aqui, algumas folhagens já podem contar como verde, e acessórios de cozinha podem contar como vermelho. Vejam abaixo.

Na imagem abaixo, que está super alegre e harmônica, o tom de verde escolhido foi um verde água presente nas paredes e nos livros. Já o vermelho veio com toda sua potência no sofá.

como-usar-cores-opostas-na-decoracao

Aqui temos vários tons de verde com um vermelho bem forte na ilha da cozinha. Uma combinação bem ousada e moderna.

cozinha verde e vermelha moderna

Nessa imagem é possível ver que com delicadeza é possível usar as duas cores, criando um ambiente agradável e harmbônico.

1 comentário em “O poder das cores complementares!”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.