Ao contrário do que muitos podem pensar, a pintura predial é imprescindível para uma edificação. De fato, ela é um cartão de visitas e pode facilitar processos de compra e venda. Mas, afinal, como escolher uma cor para a fachada?
Com o intuito de responder a essa pergunta, oferecemos algumas dicas para acertar nessa escolha e evitar prejuízos na hora de pintar um prédio. Confira!
Conteúdo
Escolhendo as cores da pintura predial #1: adequação ao estilo do prédio
Antes de mais nada, é preciso que a pintura predial seja adequada ao estilo da construção.
Por exemplo, é importante considerar se o prédio tem um estilo mais moderno, se tem um ar mais tradicional ou se possui sacadas.
Outros elementos da construção do prédio também podem influenciar na escolha das paletas. Por exemplo, se a fachada do prédio é constituída por vidraças, o ideal é investir em tons mais sóbrios e escuros. Ademais, não se deve esquecer que as cores utilizadas para a pintura das fachadas precisam se adequar à finalidade do edifício.
Por exemplo, prédios comerciais podem pedir paletas diferentes das construções destinadas à moradia.
Escolhendo as cores da pintura predial #2: atenção à paisagem
Outro fator que não deve ser ignorado na hora de escolher a cor da fachada de um prédio é o seu entorno.
De fato, logo que é construído, um prédio modifica uma paisagem e passa a compô-la. Por isso, a utilização de cores para a fachada que destoam do entorno podem causar um contraste indesejado.
Somente para exemplificar, é necessário considerar se o prédio está em uma área com muita vegetação ou se está mais próximo de centros comerciais e áreas com maior concentração de construções.
No primeiro caso, o ideal é optar por cores mais escuras ou rústicas, como o verde e o azul. Pinturas rústicas podem ser adequadas para prédios habitacionais.
Já as edificações situadas em áreas rodeadas por outros prédios devem adotar cores de fachada mais sóbrias. O cinza é uma boa pedida, visto que atende bem a esse critério, além de disfarçar as sujeiras.
Escolhendo as cores da pintura predial #3: cores de acordo com o clima
O clima também deve ser observado na hora de escolher a cor de uma fachada predial. Isso porque esse é um fator que pode diminuir a vivacidade de algumas cores. Por exemplo, fachadas com cores mais vibrantes não são indicadas em regiões com maior incidência de raios solares.
Realmente, esse tipo de cor tende a desbotar rapidamente em cidades que recebem mais sol, o que pode causar um efeito estético indesejado.
Além disso, o branco pode causar uma claridade excessiva em regiões muito iluminadas, causando certo desconforto visual. Nesse caso, o ideal é apostar em tons mais opacos ou escuros.
Ao contrário, nas cidades com climas mais temperados, pode-se optar por cores vibrantes sem maiores problemas. Por outro lado, cores mais escuras podem não ser indicadas.
Escolhendo as cores da pintura predial #4: de olho nas tendências
Não custa nada dar uma olhada nas tendências do momento para ter ideias e se inspirar.
Com uma simples pesquisa na internet, você pode encontrar opiniões de arquitetos sobre cores para fachadas prediais para todos os gostos e estilos.
Entre as tendências que nunca saem de moda, podemos mencionar os tons pastéis, que são perfeitos para quem deseja obter um efeito mais sóbrio e discreto.
As paletas off-white também estão entre as preferidas para quem gosta de cores mais neutras.
Há, também, as tendências mais ousadas e modernas, que podem funcionar bem tanto para prédios comerciais, quanto para os residenciais.
Por exemplo, os tons avermelhados podem dar destaque a um prédio. Já os tons terrosos são a melhor opção para quem procura por cores mais elegantes.
E você, está pensando em investir em uma nova pintura para o seu prédio? Qual cor deseja utilizar? Comente!
Gostei das sugestões.
Mais gostaria de mais sugestões em prédio de 5 andares e q hije tem uma pintura verde e branco. Certamente não vamos repetir esta cor.