Quer saber como instalar o piso laminado? Esse tipo de piso é uma ótima opção para quem deseja reformar a casa da maneira mais econômica, rápida, sem precisar quebrar tudo, sem sujeira e com um resultado lindo. Atualmente, os pisos laminados são desenvolvidos com alta tecnologia o que garante grande qualidade tanto em termos de instalação quanto na aparência final. É um material ecologicamente correto, feito com compensados de madeira reflorestada, com aplicação rápida e limpa.
Existe uma grande variedade de textura, cor, tamanho e preço em relação ao piso laminado, mas a hora da instalação pode deixar muita gente sem saber o que fazer e recorrer a um profissional. Instalar esse tipo de piso não é tão complicado quanto parece, e ao contrário do que muita gente pensa, não precisa necessariamente de uma ajuda profissional. Confira a seguir as dicas de como instalar o piso laminado em seu ambiente.
Conteúdo
Quais são os cuidados necessários com o produto antes da instalação?
Ao contrário do que muitos pensam, o material a ser instalado deve ser armazenado de forma adequada para evitar problemas após a instalação. Confira as dicas:
- Deixar as réguas no local de instalação por 48 horas sem abrir a caixa para o material se adaptar a temperatura e umidade do ambiente
- Certifique-se de a caixa esteja na posição horizontal.
- Nunca manter as réguas na posição vertical ou apoiada apenas nas extremidade
Quais os cuidados com o contrapiso?
Prestar atenção no contrapiso antes da instalação, pode evitar muitas dores de cabeça no futuro e garante um resultado uniforme e bonito na instalação. Veja as dicas a seguir:
- O contrapiso deve estar limpo, seco e regulado.
- Deve estar livre de qualquer imperfeição que ultrapasse 3mm
- Não pode haver umidade (para testar a umidade, fixe pedaços de plástico com adesivo em diversas áreas do piso. Após 48 horas de espera, veja se aparecem manchas escuras no local).
Quais são os materiais necessários para instalação do piso laminado?
É importante obter os materiais necessários para instalação das réguas e consequentemente obter um resultado satisfatório. Você vai precisar de:
- Esquadro
- Alavanca
- Bloco batedor
- Martelo
- Espaçadores
- Trena
- Cinta de tração
- Pregos de aço
- Cerra manual
- Esmerilhadeira
- Serra tico tico
- Serra circular
- Serra de meia esquadria
Cuidados com a modulação do piso
Na hora de instalar, escolha primeiramente um sentido de instalação: transversal (vertical), longitudinal (horizontal), diagonal ou outros formatos.
Confira a esquadria da parede e suas imperfeições, essas medidas também ajudarão a definir o melhor posicionamento do piso.
Depois meça o local com a trena e calcule quantas réguas serão necessárias de acordo com o sentido que escolher.
Arremate e batente
- Os batentes devem ser cortados com uma profundidade de 15mm para possibilitar a dilatação do piso e ter um acabamento perfeito
- Fixe um perfil no contrapiso e utilize um parafuso de cabeça chata
obs: Certifique-se que a porta possa se movimentar com facilidade, caso isso não aconteça, corte a porta para garantir maior facilidade na movimentação. Isso chama-se aplainar a porta.
Como é feita a instalação do piso laminado?
Finalmente, após os cuidados com o preparo chegamos a instalação do piso. Confira a seguir as dicas de como instalar o piso laminado:
- Cubra o contrapiso com uma manta eucafloor adesivada (a manta deve ser instalada sempre no sentido oposto do piso)
- Faça as marcações e corte as réguas no lado de baixo
- Posicione a primeira régua com o lado fêmea para parede
- Coloque espaçadores entre a régua e a parede, para garantir a dilatação do material (8 a 10 mm)
- Aplique uma camada de cola eucafloor no lado fêmea das réguas. (obs: passe uma camada suficiente para a cola subir nas réguas quando for instalada)
- Limpe o excesso de cola com um pano úmido, logo após o encaixe da régua (é importante que o alinhamento seja feita de forma alternada. Após colocar a última régua em cada fileira, certifique-se de que todas as juntas estão encaixadas perfeitamente).
Dando acabamento no piso com o rodapé
Como em qualquer outro material um acabamento bem feito pode fazer toda a diferença no resultado final do seu piso. O rodapé vai ajudar a finalizar o piso rente as paredes, por isso tome cuidado com ele para que fique tudo alinhado.
- Corte o rodapé no ângulo e tamanho correto
- Fixe o rodapé na parede com cola ou pregos.
Aproveite e conheça também o piso vinílico.