Prateleiras para sala – Muitas dicas e ideias com fotos


Ter um ambiente com requinte mas ao mesmo tempo que contemple a ideia de praticidade que o nosso cotidiano necessita, é algo que vem sendo cada vez mais o foco dos designers. E um dos locais onde essa proposta é mais evidente á sala.


Claro que ao citarmos sala você automaticamente deve ter logo feito uma referência pessoal da sala de sua casa, a sala de estar que geralmente é a “janela de entrada” da casa e aquele ambiente que recebe uma atenção especial, já que é o local onde a família mais se reúne, geralmente.

As prateleiras se tornaram melhores amigas das salas, ao escrever este artigo,percebi que em minha própria sala de estar possuo duas lindas prateleiras. Esse móvel além de possuir uma facilidade para instalação e um valor que geralmente cabe no orçamento dos brasileiros, também é um ótimo aliado à decoração.

Vejamos como as prateleiras podem ser utilizadas em vários tipos de sala. Iremos sair do pensamento da sala de casa e expandir o uso desse móvel, que acredite, é muito versátil e possui o poder de mudar qualquer ambiente.

Prateleiras para sala de estar

Primeiramente iremos pensar na ideia de prateleiras para a sala de estar, aquele lugar que precisa ter a sua identidade. Geralmente é o local de entrada e uma casa ou de um apartamento. Para esse móvel podemos adaptar o conhecido “bar” e usar as prateleiras para ostentar bebidas que possuem suas histórias com a família.

Se a sua sala de estar possui muitos móveis à altura dos olhos, uma ótima opção seria você utilizar a parte próxima ao teto. Geralmente é uma área pouco lembrada mas que pode ser muito bem aproveitada.

A prateleira se tornou muito mais usual, seja ela pequena, média ou grande, já otimiza um espaço que antigamente era utilizado por grandes estantes. Livros, porta-retratos, enfeites, vasos, e qualquer outro artigo de decoração podem ser colocados nas prateleiras e criar um ambiente exclusivo.

Prateleiras para sala de aula

As prateleiras também podem estar presentes nas salas de aulas. Isso mesmo! A sala de aula pode e deve fazer uso das prateleiras. Sabemos que professores precisam de um lugar para colocar seus livros e materiais de trabalhos, e uma mesa não supre essa necessidade de espaço.

Ao fazer uso de prateleiras na sala de aula, você poderá otimizar espaço e criar um ambiente mais bonito. Se a sala de aula for para o ensino infantil ou fundamental 1, as prateleiras serão de grande ajuda para guardar os materiais das crianças também ou deixar à mostra algum trabalho artístico que eles tenham realizado

Prateleiras para sala pequena

Quando a sua sala é pequena (geralmente apartamento, falo por experiência própria) espaço é algo que se precisa ganhar a todo custo. Comprar prateleiras para diminuir esse problema de espaço é a forma mais inteligente de decorar a sua sala pequena.

Quando se tem uma sala grande, as possibilidades de aparadores, estantes, mesinhas de canto, barzinhos, entre outros móveis são totalmente viáveis. Em uma sala pequena você precisa adequar praticidade ao espaço, o que você consegue facilmente com o uso de prateleiras.

Prateleiras para sala de TV

Apesar de não ser tão comum uma sala só para TV, existem pessoas que possuem essa maravilha de cômodo. E para deixá-lo com uma roupagem parecida com a de cinema as prateleiras podem ajudar bastante por serem móveis discretos e dependendo do modelo escolhido, móveis quase imperceptíveis.

Você pode colocar uma prateleira grande que sustente sua televisão e aparelho de DVD, assim economizando um espaço que seria destinado a um rack ou um aparador, que tiraria mais que o dobro de espaço que uma prateleira grande ocupa. Você pode colocar também pipocas e guloseimas para criar um clima ainda mais aconchegante a sua sala de TV.

Prateleiras para sala de jantar

O uso de prateleiras para a sala de jantar se tornou muito comum quando a ideia de cristaleira passou a ser menos cogitada. Para esse tipo de ambiente as prateleiras devem conversar com os outros móveis (mesa, cadeiras, lustre) e assim criar um ambiente homogêneo.

Você pode colocar nessas prateleiras, seus aparelhos de jantares mais delicados pois eles irão servir de complemento para a decoração. Também é possível colocar vasos, taças, bandejas, ou outros utensílios que sejam adequados para o ambiente.

Prateleiras para sala de estética

As prateleiras são ótimas para serem usadas em clínicas de estética. Geralmente os profissionais dessa área utilizam muitos produtos como, redutores de medidas, cristais, óleos, hidratantes. E eles precisam estar em um local de fácil acesso para o profissional que irá executar algum procedimento estético.

Pensando no lado do marketing as prateleiras são excelentes para expor ao cliente que chega a clínica os produtos que a mesma oferece para venda. Prateleiras pequenas ou médias são as mais recomendadas para que não haja poluição visual do ambiente e
prejudique a demonstração dos produtos.

Prateleiras para sala de costura

Quem tem uma sala de costura para trabalhar sabe o quanto é difícil, mantê-la organizada, pensando nisso, o uso das prateleiras são recomendados para a sala de costura para ajudar na organização.

Recomendamos o uso de prateleiras grandes e largas para esse tipo de sala pois vão servir tanto para guardar os materiais pequenos de costura, como também algum manequim médio, amostras de tecidos, potes com botões, máquinas de costuras portáteis.

Prateleiras para sala de leitura

Uma sala de leitura é um ambiente calmo, onde a sua principal função é deixar que o seu usuário (leitor) se sinta à vontade. Prateleiras grandes com livros dispostos são muito mais usuais do que estantes de livros pois economizam no tempo, na limpeza do ambiente e na praticidade de se encontrar os livros para ler.

Prateleiras para sala de estudo

Para esse ambiente a ideia de prateleiras é bem semelhante à da sala de leitura, contando com algumas modificações. Indicamos prateleiras médias ou grandes para se colocar os livros de estudos de um período (seja ano letivo, seja meses para um concurso, ou a conclusão de uma graduação ou pós).

Para esse ambiente também recomendamos uma prateleira menor, nela poderá ser possível colocar o material a ser estudado no dia seguinte e otimizar seu tempo de estudos.

Prateleiras para sala de esmalteria ou salão de beleza

É quase impossível você ir a alguma esmalteria ou salão de beleza e não notar a beleza das prateleiras. Em esmalterias geralmente as prateleiras são usadas para demonstração de esmaltes, é possível criar uma parede inteira de prateleiras e seu ambiente ficar deslumbrante.

Para salão de beleza as prateleiras auxiliam os profissionais pois nelas estão expostas os produtos que serão usados nos cabelos, catálogos de cores, linhas profissionais que se encontram à venda. Para esse ambiente recomendamos o uso de grandes prateleiras de madeiras ou vidros reforçados.

Prateleiras se tornaram as grandes queridinhas da decoração contemporânea, ganhando muito mais espaço por sua economia de espaço e design no ambiente. Você possui prateleiras em casa ou no trabalho? O que você mais gosta nas suas prateleiras?

Receba Artigos E Dicas De Decoração Em Seu Email, Grátis!

Fique tranquilo. Não enviamos spam! 🙂

1 comentário em “Prateleiras para sala – Muitas dicas e ideias com fotos”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.