Quarto Clássico: 6 referências para seguir

Reservado, íntimo, o quarto é um refúgio que gostamos de passar um bom tempo isolados do mundo. Portanto, é bom nos dedicarmos a esse espaço, e sobretudo cuidar da sua decoração, da sua atmosfera, do seu ambiente. 

O quarto decorado com móveis clássicos é perfeito para oferecer suavidade e serenidade. Por quê? Simplesmente porque nunca é demais ou excêntrico, e por vezes é muito acolhedor…. De paredes claras, piso sóbrio ou claro, para criar um plano de fundo bastante neutro que destaca os seus móveis e sua decoração. Portanto, para que arrume e instale o estilo clássico, escolha móveis belos e simples.

Este espaço deve refletir a nossa personalidade, sem necessariamente corresponder ao estilo dos outros cômodos da casa. Tudo é permitido para a decoração do quarto, deixe a sua criatividade falar.

Estilo clássico chique

Neste tipo de quarto, o ambiente é sereno, aconchegante e romântico. A cama é o móvel central e com ela usamos uma cabeceira acolchoada em tons pastel e costura em capitonê. Lençóis brancos e rendados fazem o tipo clássico romântico e sonhador.

Mesas de cabeceiras são móveis importantes em qualquer estilo de quarto. Com elas podemos deixar ao nosso lado itens pessoais e decorações elegantes. O ideal é que elas possuam um bom tamanho para servir de apoio para seus aparelhos, assim como gavetas que são perfeitas para armazenar itens menores.

Os modelos das cômodas são escolhidos em madeira envelhecida para destacar uma atmosfera luxuosa. Uma penteadeira colocada em um espaço do quarto aumentará o prestígio. Detalhes em metais e espelhos também funcionam muito bem nesse móvel.

O chão, preferencialmente de cor clara e parcialmente coberto com um tapete com pelos curtos branco ou bege. Nas paredes, opte por uma pintura pastel ou cinza suave para reforçar o ambiente delicado e tranquilo ou aposte nas molduras. Uma boa ideia para completar o seu quarto clássico e chique é enfeitar as suas janelas com cortinas de tecido macio.

O Quarto Clássico

Veja algumas referências do estilo clássico a serem adotadas ​​para decorar seu quarto:

O estilo clássico pode se adaptar a qualquer interior, mesmo que você não tenha um palacete. Na verdade, alguns princípios permitem recriar a atmosfera acolhedora e elegante deste estilo, que pode ser misturado com elementos bem contemporâneos. 

1. Móveis elegantes

O lado chique e tradicional do estilo clássico é realçado por móveis feitos de curvas, molduras, ornamentos. A elegância também se aplica em detalhes como puxadores, acabamentos ou acessórios. Adicionamos objetos decorativos visualmente ricos, esculpidos ou sobrepostos, mas sempre moderados.

No entanto, não se deve brincar muito com os excessos, correndo o risco de sobrecarregar o ambiente. É melhor optar por algumas peças icônicas fortes, que serão destacadas pelos demais elementos associados. Este último será a escolha mais discreta, em um estilo contemporâneo em particular.

2. Materiais nobres

Na decoração, o estilo clássico tem uma forte tendência em decorativo tradicional, onde acrescentam pequenos toques de modernidade. Os materiais utilizados devem ser de qualidade e garantir toda a sua nobreza. Essa riqueza deve ser encontrada nas texturas, nos desenhos ou na própria essência do material.

Geralmente, o piso é de madeira, as molduras são expostas, lembrando uma época passada chique e elegante. O mármore também é conveniente, como revestimento ou no detalhe de móveis. Por fim, os detalhes dourados trazem elegância e estilo ao ambiente clássico.

3.Tons neutros

Os tons utilizados para manter o estilo clássico são tradicionalmente naturais, neutros e claros. Branco, bege ou cinza são geralmente as cores mais comuns. No entanto, cores mais suaves podem realçar uma peça de mobiliário ou um espaço. 

4.Tecidos

O estilo clássico visa proporcionar conforto com o mínimo de elementos. Escolher a peça central que vai definir a decoração do local é fundamental. Tecidos lisos ou com estampas delicadas trazem um lado suntuoso à decoração. Veludo, seda, lã… esses materiais suaves e ricos contribuem para o ambiente aconchegante do quarto.

5.Objetos envolventes

Opte por objetos dentro do tema para criar um ambiente aconchegante em cada detalhe. Castiçal dourado, vaso de cristal… a intenção é criar um espaço fora do contexto, então, adicione um toque de modernidade com objetos com linhas mais retas. 

6.Para iluminar

A iluminação é responsável pela atmosfera aconchegante e sofisticada do autêntico estilo clássico. Lustres, arandelas e abajures são perfeitos para completar o ambiente com total elegância.

O lado sóbrio das cores pode ser despertado por notas florais nas paredes ou tecidos e arranjos florais…. As flores aquecem o ambiente com delicadeza, em tons pastel e padrões requintados. Caso você prefira, também pode optar por arabescos e listras.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.