Tijolo Baiano: Quanto custa, como usar, desvantagens e vantagens

O Tijolo baiano também é conhecido como bloco cerâmico ou tijolo de vedação. Ele é um dos materiais mais utilizados na construção civil e muito comum em obras residenciais. Então se você tem dúvidas sobre o tijolo baiano, não sabe como utilizar, o preço e tem dúvida dos benefícios e problemas desse material, acompanhe esse post.

O que é tijolo baiano e como usar?

O tijolo baiano é um tipo de tijolo utilizado na construção civil, especialmente em regiões com clima quente e úmido. Ele é produzido a partir de argila e é cozido em fornos a temperaturas elevadas, o que lhe confere resistência e durabilidade.

Um dos principais atributos do tijolo baiano é a sua capacidade de manter a temperatura interna dos edifícios constante, o que é muito importante em regiões de clima quente e úmido. Além disso, o tijolo baiano é um material resistente à umidade e ao apodrecimento, o que o torna ideal para construções em áreas com alta umidade e frequentes chuvas.

No entanto, é importante lembrar que o tijolo baiano precisa ser bem assentado e aplicado de maneira correta para garantir sua durabilidade e resistência. Além disso, é importante verificar a qualidade do tijolo antes de utilizá-lo em uma construção, para garantir que ele atenda às especificações técnicas necessárias.

Características do tijolo baiano – Vantagens e desvantagens

Existem versões de 6, 8 e 9 furos, o que diminui o peso da construção, e assim, sobrecarrega menos as estruturas.

Além disso, o tijolo baiano possui como característica uma cor um pouco mais clara do que os tijolos tradicionais por conta da queima da argila. E nas suas laterais, possuem ranhuras que garantem maior aderência nos processos de construção.

Dentre as vantagens do material estão o peso baixo, o ótimo custo benefício e o isolamento térmico e acústico.

Já dentre as desvantagens estão a fragilidade e a não utilização desse material para alicerces.

Qual o tamanho do tijolo baiano?

Como citamos, ele está disponível em 3 versões: com 6, 8 e 9 furos. E, sendo assim, possuem tamanhos diferentes. Veja abaixo:

Como calcular a quantidade de tijolo baiano? E qual o valor do milheiro?

O valor do milheiro do tijolo baiano varia de acordo com região, local de compra e a quantidade de furos e tamanho do tijolo que você irá utilizar. Durante minha pesquisa, encontrei valores que variam de R$ 500,00 a R$ 1000,00 o milheiro.

O calculo do uso do tijolo baiano depende da sua colocação e da metragem que será construída. Por isso, o primeiro passo é fazer o cálculo de área que deve ser feito da seguinte maneira: Altura x comprimento da parede – vão de janelas e portas. Depois acrescente 10% do total para eventuais perdas e quebras de material.

Cálculo de quantidade de tijolo na prática:

Uma parede com 3m de altura e 10m de comprimento, equivalem a 30m². Com tijolos de 6 furos (9x14x24) serão necessários 27 tijolos por metro. Ou seja 27 unidades x 30m² resultam em 810 tijolos.