Tipos de piso para o apartamento: Optamos pelo laminado

Quando pensamos superficialmente sobre a escolha do piso e os tipos de piso para apartamento, parece uma coisa muito simples. Porém quando chega a hora de escolher e pesquisar, nós vemos que existe uma imensidão de materiais e modelos de cada um deles que chega até a dar um nó na cabeça!

Para nós a escolha não foi tão complicada pois tínhamos um orçamento apertado e queríamos uma opção rápida. Por conta disso, optamos pelo laminado (mas confesso que se o orçamento estivesse um pouco maior optaria pelo vinílico).

Porém nem sempre a escolha é tão simples. Para ajudar, criamos esse post para mostrar alguns dos pisos que podem ser escolhidos para o apartamento ou casa nova e quais as maiores vantagens de cada um.

Tipos de pisos mais usados para o apartamento novo

Porcelanato

Apesar de ser confundido visualmente com a cerâmica algumas vezes, o porcelanato possui um processo de fabricação um pouco mais complexo que ela, por causa disso seu acabamento é bem melhor.

O porcelanato é mais resistente e possui opções com um rejunte mínimo, deixando o acabamento muito mais bonito.

Em comparação com a cerâmica, esse material é menos poroso e por isso absorve menos água, diminuindo as chances de manchas e machucados nas peças. Já os preços variam muito dependendo do modelo, marca, acabamento e estilo da peça.

Cerâmico

O piso cerâmico comum é um material um pouco mais simples que o anterior, sendo assim um pouco mais barato, mas existem modelos lindos e até mesmo bem caros.

Laminado

O piso laminado é um dos tipos de pisos que possui uma vantagem muito grande para quem está com o prazo apertado e/ou não pode fazer sujeira no local.

Sua colocação é muito simples, com colocação estilo macho e fêmea (com encaixe) e um manto utilizado para melhorar a acústica, pois esse piso faz um pouco de barulho com patas de cachorro e salto alto, por exemplo.

Porém com relação a sua resistência é muito boa, desde que não seja tenha contato com água.

Além disso, a variedade de produtos também é bem grande, e existem lindos modelos que variam de R$ 40,00 a R$ 150,00 o m² com rodapé e instalação. Tudo depende da região que for comprado, da loja e marca.

Vinílico

Sua maior qualidade é a capacidade acústica e temperatura. É um material super moderno que pode ou não ter aparência amadeirada. Por conta disso com ele você pode deixar a criatividade te levar e fazer paginações incríveis.

Sua desvantagem? Com certeza o custo, ele é o dobro ou mais do valor do piso laminado.

Outra vantagem é a maior resistência a água, em comparação com o piso laminado.

Madeira Natural

A madeira natural possui um custo bastante elevado e na onda da ecologia utilizar piso natural não é uma coisa muito sustentável. Mas por outro lado é um tipo de piso lindo e resistente, com várias opções de cores.

Sobre nosso piso laminado

Considerando o custo e a sujeira que os outros pisos nos causariam, optamos pelo piso laminado que é super prático e é bem gostoso ao toque, não é frio e nos possibilita andar descalços.

Essa escolha foi feita há alguns anos, porém, HOJE, eu teria juntado um pouco mais de dinheiro e colocado um vinílico.

Sobre a instalação do piso laminado

A instalação foi muito rápida, feita por apenas um rapaz em apenas 2 dias, incluindo a regularização do contrapiso.

Veja abaixo algumas fotos da colocação no nosso apartamento. Nós amamos! Ficou como imaginávamos e o acabamento ficou muito bom.

Nossas dicas de tipos de piso ajudaram? Portanto, que tal aproveitar e nos contar o que achou da escolha do laminado para o nosso apê?

Atualização sobre o piso laminado:

Após 7 anos instalado, muitas coisas aconteceram. Nós tivemos uma super infiltração no apartamento que fica no último andar do prédio, e um dia chegamos em casa e havia uma poça no meio da sala. Porém, nada aconteceu!

Diferente do piso, no quarto onde houve a infiltração, o rodapé estragou praticamente todo, mas o piso se manteve intacto.

Por outro lado, como temos cachorro, o local onde fica a água dela, mesmo com um jogo americano plástico embaixo do pote, ficou um pouco levantado, mas nada que podemos considerar como um piso estragado.

Sobre o barulho, ele realmente faz bastante principalmente quando a Luna (nossa cachorrinha) pula do sofá ou corre dentro de casa).

Concluindo: a resistência desses tipos de piso é muito boa, faz baralho sim, mas nada que tenha nos atrapalhado muito. Mas evito usar salto dentro de casa, por exemplo, para não incomodar o vizinho de baixo.