Quando pensamos superficialmente sobre a escolha do piso e os tipos de piso para apartamento, parece uma coisa muito simples. Porém quando chega a hora de escolher e pesquisar, nós vemos que existe uma imensidão de materiais e modelos de cada um deles que chega até a dar um nó na cabeça!
Para nós a escolha não foi tão complicada pois tínhamos um orçamento apertado e queríamos uma opção rápida. Por conta disso, optamos pelo laminado (mas confesso que se o orçamento estivesse um pouco maior optaria pelo vinílico).
Porém nem sempre a escolha é tão simples. Para ajudar, criamos esse post para mostrar alguns dos pisos que podem ser escolhidos para o apartamento ou casa nova e quais as maiores vantagens de cada um.
Conteúdo
Tipos de pisos mais usados para o apartamento novo
Porcelanato
Apesar de ser confundido visualmente com a cerâmica algumas vezes, o porcelanato possui um processo de fabricação um pouco mais complexo que ela, por causa disso seu acabamento é bem melhor.
O porcelanato é mais resistente e possui opções com um rejunte mínimo, deixando o acabamento muito mais bonito.
Em comparação com a cerâmica, esse material é menos poroso e por isso absorve menos água, diminuindo as chances de manchas e machucados nas peças. Já os preços variam muito dependendo do modelo, marca, acabamento e estilo da peça.
Cerâmico
O piso cerâmico comum é um material um pouco mais simples que o anterior, sendo assim um pouco mais barato, mas existem modelos lindos e até mesmo bem caros.
Laminado
O piso laminado é um dos tipos de pisos que possui uma vantagem muito grande para quem está com o prazo apertado e/ou não pode fazer sujeira no local.
Sua colocação é muito simples, com colocação estilo macho e fêmea (com encaixe) e um manto utilizado para melhorar a acústica, pois esse piso faz um pouco de barulho com patas de cachorro e salto alto, por exemplo.
Porém com relação a sua resistência é muito boa, desde que não seja tenha contato com água.
Além disso, a variedade de produtos também é bem grande, e existem lindos modelos que variam de R$ 40,00 a R$ 150,00 o m² com rodapé e instalação. Tudo depende da região que for comprado, da loja e marca.
Vinílico
Sua maior qualidade é a capacidade acústica e temperatura. É um material super moderno que pode ou não ter aparência amadeirada. Por conta disso com ele você pode deixar a criatividade te levar e fazer paginações incríveis.
Sua desvantagem? Com certeza o custo, ele é o dobro ou mais do valor do piso laminado.
Outra vantagem é a maior resistência a água, em comparação com o piso laminado.
Madeira Natural
A madeira natural possui um custo bastante elevado e na onda da ecologia utilizar piso natural não é uma coisa muito sustentável. Mas por outro lado é um tipo de piso lindo e resistente, com várias opções de cores.
Sobre nosso piso laminado
Considerando o custo e a sujeira que os outros pisos nos causariam, optamos pelo piso laminado que é super prático e é bem gostoso ao toque, não é frio e nos possibilita andar descalços.
Essa escolha foi feita há alguns anos, porém, HOJE, eu teria juntado um pouco mais de dinheiro e colocado um vinílico. Principalmente pelos problemas que tivemos morando no último andar do prédio e pelo barulho.