Saiba como fazer uso do concreto na decoração e conheça as vantagens


Quando o assunto é decoração de ambientes, o concreto é uma das tendências mais evidentes do momento. De fato, não faz muito tempo que esse material passou a ser sinônimo de sofisticação e estilo.

Atualmente, o concreto é utilizado na fabricação de móveis e objetos de decorativos para todos os cômodos e ambientes. Eles podem ser pintados ou, mesmo, utilizados em sua cor natural.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos em mais detalhes como você pode usar o concreto para deixar sua casa mais bonita. Indicamos, ainda, os principais benefícios. Confira!

Fazendo uso do concreto na decoração: móveis

Um dos usos mais recorrentes e interessantes do concreto na decoração é sua aplicação na fabricação de móveis.

De fato, além de terem maior durabilidade e resistência, os móveis de concreto dão um ar arrojado e moderno aos ambientes.

A seguir, mostramos as aplicações do concreto na fabricação de peças para todos os cômodos da sua casa. Veja!

Bancadas e mesas

O concreto pode ser usado para a fabricação de mesas e bancadas, as quais além de darem um aspecto sofisticado aos ambientes, são muito fáceis de limpar e resistentes.

Uma das grandes vantagens do uso desses móveis é a possibilidade de utilizar peças de outras cores para compor os ambientes, haja vista que o concreto tem cores neutras.

No entanto, são necessários alguns cuidados para evitar desgastes, como manchas.

Para isso, basta fazer a aplicação de produtos impermeabilizantes nas superfícies dos móveis. Os acabamentos de resina e silicone também servem para evitar o acúmulo de sujeira, os arranhados e outras avarias.

bancos e mesa com tampo de madeira ideia

Bancos e sofás

O concreto também pode ser usado na fabricação de estruturas para bancos e sofás, sendo uma excelente opção para áreas externas.

De fato, além de ser um material durável e bastante resistente à umidade e às mudanças de temperatura, o concreto é prático e de fácil manutenção. Essas vantagens são ainda maiores no caso dos móveis feitos com concreto usinado.

Além disso, os assentos feitos com esse material se adequam ao espaço disponível, haja vista que podem ser previamente planejados.

banco moderno de concreto e madeira

Estantes

Outra possibilidade do uso do concreto na decoração é sua aplicação na fabricação de estantes.

Geralmente, esses móveis são pré-moldados, feitos a partir de argamassa e aramados com tela metálica. As placas construídas por meio desse método podem ser coladas umas às outras no local onde se pretende fixar a estante, de maneira a formar os nichos.


No que diz respeito à espessura das peças, elas podem ser tão finas quanto as peças de estantes feitas de madeira.

estante rack moderno feito de concreto cimento

Prateleiras

As prateleiras também podem ser feitas com concreto, fixadas às paredes dos cômodos ou sustentadas por suportes.

Para isso, podem ser usados os concretos comuns ou fundidos. Para realizar o acabamento, fazer o lixamento e aplicar estuque são formas de dar maior durabilidade às estruturas.

prateleiras feitas de concreto

Lareiras

As lareiras de concreto podem ser feitas tanto com peças de fábrica quanto com designs desenhados sob encomenda.

São vários os tipos de blocos de concreto que podem ser usados na construção das lareiras. Entre eles, podemos mencionar os blocos de concreto comuns, os prontos e os de gás moldados. Há, também, a possibilidade de usar o concreto fundido.

Quanto às vantagens, além de possibilitar um alta transferência de calor, as lareiras feitas com concreto são mais práticas e baratas.

Outra vantagem dessa aplicação do concreto é o fato desse material ser mais tolerante às quedas bruscas de temperatura, o que aumenta a durabilidade da estrutura.

concreto na decoracao moderna da sala
Lareira e banco feitos de concreto aparente

Usando o concreto para deixar o seu lar mais bonito e sofisticado

Como você mesmo pôde perceber, são várias as possibilidades do uso do concreto em uma casa. De fato, é possível usar esse material em diversos cômodos e peças.

Por isso, o concreto passou a ser um dos materiais mais empregados em decoração, haja vista sua durabilidade e versatilidade.

Adote essa tendência você também!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.